TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DA DISCIPLINA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO III DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

FERNANDO SAMPAIO FERREIRA

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Itabira 2015

FERNANDO SAMPAIO FERREIRA

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Trabalho de Estágio curricular Obrigatório da disciplina de estágio supervisionado III do curso de serviço social

                                                             Coordenador do curso:

                                                                          Prof.ª Adarly Rosana Moreira Goes

Itabira

2015

SUMÀRIO

  1. Introdução
  2. Desenvolvimento do Relatório
  3. Considerações Finais
  4. Referências

                                       INTRODUÇÃO

              Itabira é um município no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertencem à Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte e Microrregião de Itabira e localiza-se a nordeste da capital do estado, distando desta cerca de 110 km. Ocupa uma área de 1 253,704 km², sendo que 112,43 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada em 2014 em 116 745 habitantes. A sede tem uma temperatura média anual de 21,7 °C8 e na vegetação do município predomina a Mata Atlântica. Com 93% da população vivendo na zona urbana, Itabira contava, em 2009, com 63 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,756, considerando-se como alto em relação ao estado. A região começou a ser desbravada no final do século XVII, porém foi somente no decorrer do século XVIII que ocorreu um povoamento do lugar, após a descoberta de ouro nas montanhas itabirana. Entre o final do século XVIII e começo do século XIX, a mineração do ouro entrou em declínio, porém ao mesmo tempo a exploração do ferro começava a ganhar impulso, surgindo então as primeiras forjas. Ao longo do século XX várias empresas vêm para Itabira atraída pelas reservas ferríferas, e em 1942 é criada a Vale S.A. (antiga Companhia Vale do Rio Doce), dando início à exploração do minério de ferro em grande escala e a um novo período de desenvolvimento social, econômico e estrutural em Itabira.  A área do município, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 1 253,704 km²,  sendo que 12,4377 km² constituem a zona urbana e os 3 223,19 km² restantes constituem a zona rural.7 Situa-se a 19°37'09" de latitude sul e 43°13'37" de longitude oeste7 e está a uma distância de 111 quilômetros a nordeste da capital mineira. Seus municípios limítrofes são Itambé do Mato Dentro, a norte; Jaboticatubas, a noroeste; Nova União, a leste; Bom Jesus do Amparo, a sudoeste; João Monlevade e São Gonçalo do Rio Abaixo, a sul; Bela Vista de Minas, a sudeste; Nova Era a leste; e Santa Maria de Itabira, a nordeste.

As atividades desenvolvidas são oficinas em grupo para todo o público sem uma definição de idade para participar. O programa federal Bolsa Família é o mais utilizado onde são encaminhados aos CRAS e dentro deste programa há também o BSP- Benefício de Superação da Pobreza do Programa Brasil Carinhoso que beneficia famílias em extrema pobreza identificadas pela renda inferior a 70,00 per capita e que tenham filhos de 0 a 15 anos. Estas famílias são acompanhadas pela educação e saúde tendo como condicionalidade para permanecer no programa o cumprimento da obrigação de manter os filhos na escola e a saúde em dia como a vacinação e pesagem das crianças, atualização de cadastro e inclusão de famílias no Cadastro Único, SIGPBF e outros. A assistente social também desenvolve outras atividades no município como visitas domiciliares, organização de processos e agendamentos de perícias no INSS, averiguação de denúncias de violação dos direitos humanos.

               Outro programa da instituição é o programa municipal de benefícios eventuais aprovados pela Câmara do Município constando na lei nº 498/2009 as condições para a concessão às famílias. Estes benefícios são na maioria cestas básica e auxílio natalidade e raramente auxílio funeral concedidos

               O sítio monte verde é o espaço onde se realiza as festas, palestras, ginásticas, reuniões, enfim todos os eventos em local fechado. Nele temos banheiros, copa e um salão bem amplo para eventos. É lá que se realizam vários eventos da cidade.

                 

 DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO

        

        O projeto de intervenção “Felicidade na 3ª Idade”, elaborado junto com a Sociedade Fraterna e parceria com a saúde, educação, conselho tutelar, Prefeitura Municipal e outros, começou a ser executado desde abril com os preparativos iniciais.

        Visitamos as famílias da comunidade, fizemos o convite, entregamos de casa em casa e começamos com uma palestra sobre “A SAÚDE” na 3ª idade e nos idosos. A equipe da Sociedade Fraterna juntamente com o médico, enfermeiros e fisioterapeuta foram os palestrantes. Foi uma tarde maravilhosa. Todos estavam fantasiados; tanto os participantes quanto à equipe da Sociedade. O lanche ficou por conta da Sociedade Fraterna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com