TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE ESTUDOS – FARMÁCIA

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.662 Palavras (19 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 19

ROTEIRO DE ESTUDOS – FARMÁCIA

- Para a atividade do dia 25/09/18, levem seus materiais de estudos

- Os exercícios abaixo servem como um roteiro de estudos para a prova 2. NÃO precisa me entregar nada escrito.

1. Como os anticorpos atuam na eliminação de patógenos? Cite os mecanismos efetores dos anticorpos, destacando os principais isotipos que participam de cada mecanismo efetor e o local do organismo onde são encontrados.

os anticorpos podem atuar neutralizando patógenos ou toxinas, bloqueando a ligação dos microorganismos e, consequentemente a infecção da célula, impedindo a infecção da célula adjacente e bloqueando a ligação da toxina ao seu receptor e qualquer tipo de anticorpo pode atuar nessa situação de neutralização, entretanto, quanto mais específico for sua ligação, maior a sua capacidade de neutralização.

além disso, as imunoglobulinas podem atuar na opsonização do antígeno permitindo a fagocitose. Isso significa que eles recobrem a superfície do antígeno e suas porções Fc são reconhecidas pelos fagócitos, ativando-os e permitindo a fagocitose. O único isotipo responsável por essa função é a IgG.

Ademais, os anticorpos podem ativar a citotoxicidade celular mediada por anticorpos, abreviada como ADCC. Nesse sentido, a IgG possui um papel fundamental juntamente com as células natural-killer para matar a célula infectada. E, além dessas ferramentas, o isotipo IgE possui uma importância vital na eliminação de helmintos e a IgM pode ativar o sistema do complemento.

2. Defina opsonização e comente quais os componentes do sistema imune são capazes de promover a opsonização. Ainda, descreva como a opsonização de patógenos contribui com a sua eliminação por células do sistema imune, destacando as opsoninas e os receptores envolvidos.

Opsonização significa envolver a superfície do patógeno com opsoninas; tal ação é realizada pelos anticorpos secretados do tipo IgG e pelas proteínas do sistema do complemento. Essas moléculas, as opsoninas, possuem um papel fundamental na ativação da fagocitose da partícula via receptores específicos que reconhecem a parte Fc dos anticorpos.

Existem diversos tipos de receptores envolvidos nessa ligação, cada qual com uma afinidade diferente pela IgG,  que podem atuar de forma positiva ou inibitória, atuando em células diferentes e gerando respostas variadas, que incluem desde fagocitose via ativação de fagócitos e citotoxicidade celular dependente de anticorpo, até uma atenuação da inflamação por inibir o feedback das células B.

3. Em relação ao sistema do complemento, responda:

a) O que é o sistema do complemento? Onde são encontrados seus componentes?

O sistema do complemento é um conjunto de proteínas e moléculas encontradas no sangue que fazem parte do sistema imune.

b) O sistema do complemento é parte do mecanismo efetor da imunidade inata e adaptativa. Explique como o sistema do complemento pode atuar como mecanismo efetor de ambos os tipos de respostas.

o sistema do complemento possui várias vias de ativação, sendo elas a via clássica - dependente de anticorpo- a via alternativa que não depende de anticorpos e a via das lectinas. Dessa forma, dependo da via que esse sistema for ativado ele pode atuar como mecanismo efetor da imunidade inata ou da imunidade adaptativa, sendo essa última essencialmente relacionada com a via de ativação clássica, uma vez que depende de anticorpos que são componentes da imunidade adaptativa.

c) Quais são as principais vias de ativação do sistema do complemento? Comente sobre as diferenças entre a via clássica e via alternativa do complemento.

Existem 3 principais vias de ativação do complemento: a via clássica, a via alternativa e a via das lectinas. A primeira depende da ligação de anticorpos com o patógeno (IgG ou IgM) e a presença de uma proteína denominada C1q. Essa proteína, ao ligar sua cabeça ao anticorpo, cliva a C4 em C4a e C4b. Esta  ultima juntamente com a ligação de C2, permite sua clivagem e a união e C4b e C2a forma a C3 convertase. Entretanto, na via alternativa, não há presença de anticorpos. A C3 é constantemente clivada no corpo e, no processo de ativação da via alternativa, a C3b se liga ao patógeno fazendo com que ocorra a ligação do fator B, clivado pelo fator D, e a união de C3b E Bb forma a C3 convertase. Logo, as principais diferenças entre a via clássica e a via alternativa de ativação do complemento é a presença ou não de anticorpos na ativação da via e a composição da C3 convertase.

4. Como a ativação do sistema do complemento contribui na eliminação de patógenos? Quais são os componentes gerados pela ativação do complemento que participam da eliminação de patógenos?

O sistema do complemento cria poros na membrana celular de patógenos, por meio do complexo de ataque a membrana (MAC), o que faz com que o patógeno morra. Esse processo ocorre depois da montagem da C5 convertase, formada pela C3 convertase, que na via alternativa é composta de duas moléculas de C3b e uma molécula de Bb juntamente com a ligação de C5 e na via classica e das lectinas é composta por C4b, C2a, C3b e C5. Após a formação de C5 convertase, que converte C5 em C5a e C5b, os componentes C6, C7 e C8 se ligam ao C5b, permitindo a ligação de C9, que se polimeriza formando o MAC.

5. Durante o processo de ativação do sistema do complemento, a formação da C3 convertase e C5 convertase representam passos essenciais nos mecanismos efetores do complemento. Explique qual a importância da formação de ambas as convertases nos mecanismos efetores do complemento.

A formação de C3 e C5 convertase são pontos essenciais na ativação do complemento, pois desencadeiam as proximas etapas das vias. A C3 convertase converte C3 em C3a e C3b e a união de C3b ao complexo de C3 convertase forma a C5 convertase, que permite a união de outras proteínas do sistema do complemento  (C6, C7, C8, C9) á membrana do patógeno, formando o complexo de ataque a membrana. Além disso, os componentes do sistema do complemento são capazes de opsonizar os patógenos, facilitando e ativando a fagocitose, o que acontece devido ao recobrimento da superficie do patogeno pelos fragmentos de C3b e C4B.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (696.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com