TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  30/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.422 Palavras (10 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Atenção Básica, por meio das ações informativo-educativas desenvolvidas na comunidade e nas UBS, promoverá maior conscientização da população com relação a todas a doenças, sejam elas causadas por dst ou por outros motivos, a sua finalidade e a mesma. Consequentemente, haverá uma busca mais precoce dos serviços de saúde pelas pessoas que necessitam de mais cuidados, acompanhamentos, enfim tornando as UBS(unidade básica de saúde) a porta de entrada para esses pacientes, reduzindo assim a automedicação e a procura da resolução do problema em farmácias. A mesma, como o nome preconiza, deve ser o ponto de partida de um atendimento à Saúde Pública eficiente e eficaz. Cabe a esse nível de atenção o papel do farmacêutico de informar a população quanto às ações de prevenção de doenças e de promoção à saúde, assisti-la de forma continua e resolutiva, e encaminhar os doentes, quando necessário, aos serviços de referência, com agilidade e precisão e com total segurança.

Dentro do âmbito de trabalho o profissional da saúde tem o direito e o dever de orientar os pacientes e direciona-los ao que os mesmos procuram ou desejam saber. Portanto na unidade básica de saúde tem finalidades preventivas, paliativas e curativas, assim como no SUS, nos trabalhamos em conjunto da mesma visando sempre os mesmo desafios e ideias, para ter um controle e tentar reverte esse quadro de que a saúde publica é precária, pois se cada um fizer sua parte tudo pode mudar. Em si tratando da unidade o devido estágio ocorreu no período de 13/04/2015 à 27/05/2015, com carga horária total de 160 horas, sendo as atividades realizadas de segunda à quarta-feira, das 13:00 às 18:00 horas. A escolha do campo foi motivada pela vontade de conhecer melhor as atribuições e seu papel como um farmacêutico(a) em uma unidade básica de saúde, por ser em uma região com grande demanda de atendimento e pela diversidade social.

A Unidade Básica de Saúde do centro “AMAR” fica localizada no bairro Vicente Fialho, na cidade de São Luís/MA. O relatório tem por objetivo descrever o campo, as experiências e as percepções da acadêmica e as atribuições e o papel do profissional da saúde o farmacêutico (a). Tal vivência propiciou o desenvolvimento acerca das questões administrativas e assistenciais na rede básica, bem como refletir sobre a prática de farmácia na rede básica de saúde além de observar o funcionamento de referência e contra referência com as redes secundárias e terciarias.

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

        Durante o decorrer do estágio foram desenvolvidas diversas atividades de atribuição da equipe de farmácia. Para descrevê-las foram divididas em atividades em grupo e individuais, sendo assim seguidas de acordo com o cronograma.

        No primeiro momento do estagio foi feita apresentação do local de estagio e da preceptora do local, dos serviços prestados pela unidade e alguns funcionários que trabalham la e tem papel importante como a responsável pela unidade o diretor e a enfermeira, foi feito também a apresentação das funções que o farmacêutico (a) Isabella é responsável , e junto  a este grupo de estagio temos  como o coordenador(a) do curso de farmácia  a Prof°  Carolline  que  apresentou as preceptoras aos estudantes do curso de Farmácia presentes, identificando os grupos e cada unidade de estágio pelas quais iriam supervisionar durante todo período de estágio.

 O  presente estágio proporcionou atividades que fazem parte do dia a dia do farmacêutico, e realizou uma programação diferente para que se explora-se mais ainda este campo e para que possa se absorver o máximo do estagio. Uma das programações foi a realização de trabalhos dentro do campo, com intuito de aprender e se desenvolver neste período, algumas desses trabalhos foram realizados em forma de apresentação de seminários decorrentes de programas que contem dentro da farmácia básica, como palestra sobre o uso racional de medicamentos, orientações farmacêuticas para os demais pacientes presentes, coleta de dados e a analises das prescrições medicas que foi feita com intuito de exercemos nosso papel. Tudo isto com a finalidade de monitoramento, orientação aos pacientes para que o mesmo possa sair realizados e satisfeitos com o verdadeiro valor que eles merecem e contentes com o nosso trabalho que é orientar.

De acordo com os programas que a unidade disponibiliza no âmbito da farmácia básica também conhecemos um pouco de alguns medicamentos que estão inclusos nestes programas, tendo com responsável pela farmácia a farmacêutica Isabela que tem a total responsabilidade por eles, e faz corretamente o papel de dispensar, orientar e no final de tudo monitorar os pacientes, pois o controle que a mesma faz e para que não faltem medicamentos e os mesmos estejam sempre de acordo com DCB (Denominação Comum Brasileira),  sempre com o cuidado de não deixar falta e atender de acordo com as receitas, informando  o paciente com segurança, além de que  também deve ser feito um  mapeamento de tudo conforme rege nas regras da unidade, ou pelo menos um relatório contendo as informações precisas, pois é uma forma de controle da entrada e saída dos medicamentos durante um certo período.

2.1 Caracterização do campo de estágio

A farmácia básica onde se realizou o estagio curricular foi no centro de saúde AMAR, a mesma esta localizada em São Luís/MA em um dos bairros da cidade conhecido com Vicente Fialho, e tem convênio com a faculdade Pitágoras, a qual determinou que os alunos do curso de farmácia do 8° período estagiassem todos l. A unidade básica  compõe-se por  recepção, salas de consultórios médicos, sala de vacinas, sala da administração, farmácia, sala de terapias, banheiros para os pacientes e para os funcionários, sala de grupos e uma copa cozinha para uso dos funcionários.

De acordo com o horário de funcionamento de la é de segunda feira a sexta-feira com início das atividades às 7:00h e o seu término às 18:00h com intervalo ao meio dia para o almoço dos funcionários. Os serviços que são oferecidos  pela unidade estão  de acordo com os seguintes serviços: Consultas com ginecologista, com quem é feita a coleta do exame preventivo Papanicolau, clinico geral e pediatra, enfermeiro (a) e técnicos de enfermagem, pois são eles que são responsáveis por fazer curativos, e questões de emergência , tendo também a verificação dos sinais vitais, vacinas, e o farmacêutico(a) que esta presente na farmácia . São realizadas  também visitas domiciliares com acompanhamento do processo saúde-doença e distribuição de métodos para prevenção quando necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (150.5 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com