TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  22/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo

O objetivo desta aula é a demonstração que os microrganismos compreendem um grupo diverso e presente em todos os ambientes inclusive no ar atmosférico

Introdução

No desenvolvimento da aula pratica será possível observar a presença de variados tipos de fungos e bactérias em diferentes tipos de ambientes.

A presença de uma variedade de microrganismos em diferentes ambientes se da basicamente a três fatores:tamanho reduzido, isso facilita sua dispersão no ambiente, facilidade de adaptação metabólica e facilidade de troca de material genético, o que pode atribuir a este ser adaptação em diferentes condições ambientais.

Procedimento

  • Cada grupo de alunos receberá (irá preparar seu material) duas ágar simples e duas placas de ágar Sabouraund.  
  • As placas devem ser numeradas com 1 e 2, as de ágar simples, e 3 e 4, as de ágar Sabouraud. Identificar as placas em relação à turma e data.
  • Os alunos devem escolher algum local da faculdade e expor as placas 1 e 3 ao ar durante 5 minutos, e as placas 2 e 4 por minutos.
  • Incubar as placas de ágar simples a 37C na estufa e as de ágar Sabouraund a temperatura ambiente.

Discussão

O ambiente escolhido para colocar as amostras foi na sala de aula, na mesa do professor. No local havia pessoas conversando, as janelas estavam fechadas, o ar condicionado estava desligado consequentemente havia pouca circulação de ar, o ambiente estava limpo, a lixeira estava descoberta, tinha boa iluminação.

Resultado

Placas S

5 minutos

 

Foi encontrado um fungo com a coloração bege e fosca

15 minutos

Não houve formação de colônias e nem fungos

Placas N

5 minutos

Houve um entapetamento de fungos, na mesma placa foi encontrada uma colônia com a coloração branca, fosca de tamanho pequeno.

15 minutos

Houve formação de quatro colônias com a coloração amarela, sendo três grandes e uma pequena todas brilhosas. Na mesma placa foi encontrada uma colônia de coloração alaranjada de tamanho pequena e brilhosa, uma colônia de coloração branca, de tamanho média e rugosa, uma colônia de coloração laranja e lisa, duas colônias beges sendo uma grande e uma pequena todas lisas.

Foi encontrado também na mesma placa um fungo se iniciando com a coloração branca.

 

Conclusão

Podemos concluir nesta pratica que pode haver diversos tipos de fungos, bactérias e outros tipos de microrganismos em todos os lugares que possamos imaginar. Assim podemos ver que existem de vários tipos, formas, cores tamanhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com