TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de quimica

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

ANDRESSA CARLA BARBOSA

DANIELA DOS SANTOS FRANÇA

STEFFANY CAROLINE AMORIM

DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS

Demonstração de densidade de sólidos e líquidos. Matéria de Química II, curso de Biomedicina e Farmácia  Universidade de Mogi das Cruzes. Tem como finalidade demonstrar a compreender conceito de densidade e efetuar experimentalmente medidas em sólidos e líquidos correto das mesmas.


Profª. Juliana S. de P. Lunardi

Mogi das Cruzes, SP

2014

RESUMO

A densidade específica é uma propriedade macroscópica que pode ser utilizada para identificação de substâncias. Um método utilizado para determinação da densidade de uma substância é a picnometria, que consiste na utilização do picnômetro como vidraria, o qual possui baixo coeficiente dedilatação. A água é utilizada como substância padrão na picnometria, à temperatura ambiente. Este trabalho visou determinar a densidade de substâncias líquidas e sólidas pelo método do picnômetro,comparando os resultados obtidos experimentalmente com os da literatura, avaliando assim sua validade.

Palavras-chave: Densidade, sólidos e líquidos.

                                                 SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVO        

3.        MATERIAIS E METODOS        

3.1. MATERIAIS        

3.2.        MÉTODOS        

4.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        

5.        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

  Uma das propriedades que caracteriza uma substância é a sua densidade, definida como massa. A densidade de um objeto calculado pela divisão da massa do objeto calculado pela divisão da massa do objeto por seu volume, determinação conhecidas do material, relativa é a razão de entre as densidades absolutas das substância, onde a água é utilizada como padrão a mesma conveniência sua densidade. Unidade de volume de uma substância, ou simplesmente massa por unidade de volume apesar de obter a mesma quantidade. Por esse motivo, é relevante a calibração da vidraria. Apiconômetria é uma atividade que utiliza opicnômetro ( dos líquidos e sólidos) para  determinar a densidade relativa dos dois matérias, liquido/liquido ou liquido/sólido. Existem dois tipos de picnômetro líquidos e de sólidos. O processo de enchimento de um picnômetro faz-se através do escoamento de liquido pela parede para evitar a formação de bolhas de ar, que são fontes de erros experimentais instrumentais prejudicam toda atividade realizada dentro do laboratório, colocando em risco, investimento, conhecimento, aproveitamento e resultados . (MARIA HELENA GEORDANE ,1994).

 O densímetro é utilizado para medir a massa volumétrica de líquidos. Para seu manuseio, o densímetro é utilizado para medir a massa volumétrica de líquidos. Para seu manuseio, o densímetro é mergulhado num recipiente, com liquido do qual pretende conhecer a densidade , se entrar em contato com as paredes ou com o fundo da proveta ele tende a flutuar. O empuxo é a força que provoca a flutuação dos corpos nos líquidos que é a proporção da densidade ao volume do corpo e a aceleração da gravidade. (TAVARO,2008)

  1. OBJETIVO

Estudar formas possíveis de análise da densidade de amostras sólidas e líquidas. Fazer uma comparação entre os resultados obtidos e uma tabela de densidade conhecida a partir dos dados obtidos nas tabelas.

  1. MATERIAIS E METODOS

Os materiais descritos e os métodos, obteve auxílio de uma tabela para conferir os resultados

3.1. MATERIAIS

  • Barra pequena de chumbo;
  • Barra pequena de cobre;
  • Barra pequena de alumínio;
  • Picnômetro;
  • Pisseta;
  • Proveta de 25 mL e 250 mL;
  • Termômetro;
  • Etanol;
  • Densímetro;
  • Água destilada;
  • Balança.

  1. MÉTODOS

  Foi pesado as barras de chumbo, prata e alumínio e anatado seus pesos. Com auxílio de uma pisseta, foi colocada água destilada na proveta de 25 mL, entre 15 mL e 20 mL. Após, foi introduzido os sólidos, um de cada vez, dentro da proveta, e pesado a proveta com os sólidos, e anotado seus valores. Depois desse procedimento, foi feito o cálculo para identificar a diferença do volume e identificar o real volume do sólido. Após, foi calculado a densidade da amostra e comparado com a tabela 1 e anotado os valores na tabela 2. Foi repetido com os três sólidos esses procedimentos, um de cada vez.

Substancia

d/(g cm)

Substancia

d/(g cm)

Substancia

d/(g cm)

Álcool

0,79

Ouro

19,3

Porcelana

2,4

Alumínio

2,7

Ferro

7,9

Prata

10,5

Latão

8,4

Mercúrio

13,6

Aço Inoxidável

7,9

Cobre

8,9

Chumbo

11,4

Água

1,0

Vidro

2,6

Platina

21,4

Estanho

7,26

Tabela 1: Densidades aproximadas de algumas substâncias.

Para medir a densidade de líquidos, foi utilizado o etanol. A primeira etapa foi a medição da densidade do etanol com o auxílio da proveta. Primeiramente foi feito a pesagem da proveta de 25 mL e foi anotado seu peso como m1. Depois, foi adicionado 25 mL de etanol na proveta e pesado, foi anotado sua massa como m2. Com os valores, foi calculado a densidade do etanol.

A segunda etapa foi a medição de densidade do etanol com auxílio do densímetro. Na proveta de 250 mL foi adicionado 250 mL de etanol, e em seguida foi imerso o densímetro com a densidade apropriada e fez-se a leitura da amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (190.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com