TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre a Peste Bubonica e Escabiose

Por:   •  19/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Centro De Educação Tecnológica de Teresina – CET.

Disciplina: Parasitologia.

Docente: Antônio Clemessom Da Silva De Oliveira.

Bacharelado em Farmácia.

Xenopsylla Cheopis (Peste bubônica).

Sarcoptes Scabiei (Escabiose).

Teresina – PI.

2019.

Xenopsylla Cheopis (Peste bubônica).

Fisiologia e comportamento: è uma doença causada pela bactéria Yersenia pestes, presente em roedores, a contaminação em humanos é feita pela picada de pulgas infectadas pelos roedores.

O aumento e alta sensibilidade dos gânglios – em especial em regiões virilhas, axilas e pescoço – são os principais sintomas. Febre alta, calafrios e dor de cabeça também costumam  ser.

A Yersenia peste pode penetrar no organismo através da pela e na conjuntiva por inoculação; da mucosa do aparelho respiratório por aspiração ou do aparelho digestivo por deglutição.  

Ciclo Biológico: As pulgas se alimentam de sangue, principalmente de roedores. Se os roedores estiverem infectados pela Yersenia Pestes “peste bubônica”, ao parasitar o animal, a pulga também adquire essa bactéria. Quando o roedor morre, a pulga infectada procura outros corpos para continuar se alimentando de sangue. Assim, podendo infectar outros roedores e outros animais, como gatos ou seres humanos por meio de picadas.

Cada pulga pode permanecer infectada por meses e, assim, infectar ais pessoas e mais animais. Os principais sintomas da infecção, surgem entre 2 e 6 dias após a infecção.

Distribuição Geográfica: A peste bubônica continua sendo uma grande ameaça em grandes áreas do mundo. Já houve registros de casos em todo o mundo, porem o maior numero está concentrada no continente africano.

Os focos naturais da doença estão situados nas zonas rurais dos continentes, americano, africano, asiático e europeu. Na América do Norte o foco está localizado no meio-oeste; na América do Sul situam-se no Brasil, Peru, Equador e Bolívia. Na África são encontrados principalmente em Madagascar e Republica Dominicana. No asiático estão situados na China, Vietnã e Índia e por fim no europeu que estão localizados no sudeste. A doença está controlada na maior parte urbana do mundo, ocorrendo casos em alguns países do continente africano.

A doença - Peste bubônica: É uma doença grave, aguda, contagiosa e infecciosa , causada por uma bactéria que é encontrada na pulga, caracteriza-se por febre, adenomegalia dolorosa, septicemia e intensa toxemia. É uma doença que atualmente não tem registro n centro de vigilância epidemiológica do país mais se surgir qualquer caso deve ser comunicado imediatamente para que se possa fazer quarentena e ser dado toda a propriedade pra esse tipo de doença que se alastra rapidamente.

Ainda é comum acontecer onde existe condição de vida para ratos, pulgas, e a sua incidência independe do sexo, idade, raça ou do clima da região.

O quadro clinica apresenta como calafrios, cefaleia intensa, febre alta, dores generalizadas, mialgias, náuseas, vômitos, congestão conjuntiva, taquicardia, hipotensão arterial, prostração e mal estar geral.

Nos primeiros dias da doença, aparecem as manifestações de inflamações agudas e dolorosas dos linfonodos da região, ponto de entrada da Y. Pestes.

Sarcoptes scabiei (scabiose)

Etiologia: A scabiose é causada pelo acaro sarcoptes scabiei, é uma infecção parasitaria contagiosa da pele que ocorre entre os seres humanos e os animais. Essa infecção se prolifera sobre a pele do hospedeiro, e causa coceira alérgica intensa e borbulhas – Como erupção cutânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com