TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de saúde

Por:   •  24/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

                           Diante de uma análise geral, percebe-se que o conceito de saúde sempre teve suas variações de significado. Isso fica claro em vários relatos, como o de Moacyr Scliar que registar em seu artigo “História do Conceito de Saúde”, que saúde pode ser ditada pelas condições econômicas, políticas, sociais, culturais e época. Já na atualidade, saúde significa o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano. Ter saúde é viver com boa disposição física e mental. Além da boa disposição do corpo e da mente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) inclui na definição de saúde, o bem-estar social entre os indivíduos.

Vale ressaltar que na visão do ser humano, o posicionamento não é igual quando se trata de doença e saúde. Pois, em determinadas comunidades e períodos históricos as doenças eram vistas como algo pré-determinado. Exemplo disso,são as prerrogativas e situações pragmáticas usadas pela Igreja no período da Idade Média. Além disso, existiam àquelas que eram condicionadas pelo tipo de alimentação ou costume de uma determinada comunidade, que poderiam ser categorizada como um bem ou mal.

Sobre o conceito de saúde, cada pessoa possui uma visão diferenciada. Por exemplo, para uma comunidade organizacional como A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como sendo o estado de completo bem-estar físico, mental e social. Ou seja, o conceito de saúde transcende à ausência de doenças e afecções. Por outras palavras, a saúde pode ser definida como o nível de eficácia funcional e metabólica de um organismo a nível micro (celular) e macro (social). No âmbito individual, muitas vezes as condições sociais e econômicas ditam o que é saúde. Para alguns comer bem e ter atividades sociais pautadas são sinônimos de saúde. Por outro lado, outra classe de pessoas descreve saúde com estar bem fisicamente, sem qualquer enfermidade.

O modo de vida que todas as pessoas possuem, dita incondicionalmente a concepção de saúde. Tal fato pode ser comprovado quando se avaliação a situação social. Pois, uma pessoa que se alimenta bem, possui bons hábitos alimentares e possui uma casa em condições de higienização poderão apresentar boas condições de saúde. Para tanto, condições contrarias a essas acima, implicarão em risco de saúde negativas.

        As imagens  1, 4 e 5 se relacionam pois são frutos de pesquisas que visam o aumento do conhecimento sobre métodos e maneiras do dia a dia que podem ser benéficos á nossa saúde, como por exemplo a alimentação que é retratada na imagem 4, o convívio com cães na imagem 5 e a prática de esportes na primeira imagem.  Essas pesquisas levam a prevenção de doenças e consequentemente melhorando a saúde em geral da população, mesmo se tratando de diferentes assuntos.

Já as imagens 2 e 3 são totalmente opostas e de épocas diferentes; A imagem 2 tenta relacionar ao uso de drogas a um mau hábito de saúde e a algo extremamente prejudicial. Já a imagem 3 retrata um homem de boa aparência mostrando um maço de cigarros como se fosse algo bom e correto.

[pic 1]

Imagem 1

Imagem retirada do site www.mundoboaforma.com.br, em matéria publicada sobre benefícios da natação para a saúde.  

Encontrada pelo membro Rafael Medeiros 09/11/2015 as 19:23

[pic 2]

Imagem 2

Imagem retirada do site www.unasus.gov.br  , em matéria publicada sobre o uso de drogas e as consequências na saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (198.8 Kb)   docx (401.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com