TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTE DE UBIQUIDADE

Por:   •  17/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  3.379 Visualizações

Página 1 de 2

TESTE DE UBIQUIDADE

  1. INTRODUÇÃO

         A maioria dos micro-organismos crescem bem nas temperaturas ideais para os seres humanos. No entanto, certas bactérias são capazes de crescer em temperaturas extremas, onde a maioria dos organismos eucarióticos não sobreviveria. (TORTORA, 2005).

              Cada espécie bacteriana cresce a uma temperatura especifica mínima, ótima e máxima. A temperatura mínima de crescimento é considerada a menor temperatura em que a espécie é capaz de crescer. A temperatura ótima de crescimento é aquela em que a espécie apresenta o melhor crescimento. A temperatura máxima de crescimento é a temperatura mais alta em que ainda é possível haver crescimento. ( TORTORA, 2005).

             Visto que os microorganismos são ubíquos, os meios de cultura devem ser esterilizados antes do uso. Para a maioria dos meios de cultura, a esterilização é realizada pelo emprego de calor, tipicamente úmido, em uma grande panela de pressão denominada autoclave. (Microbiologia de Brock,2004).

              O material nutriente preparado no laboratório para o crescimento de microorganismos é denominado meio de cultura. Algumas bactérias podem crescer normalmente em qualquer meio de cultura, outras necessitam de meios especiais e existem aquelas que não são capazes de crescer em nenhum meio de cultura já desenvolvido. Quando microorganismos são colocados em um meio de cultura para iniciar o crescimento, são chamados de inoculo. Os microorganismos que crescem e se multiplicam nos meios de cultura são denominados cultura. (TORTORA, 2005).

       Quando se deseja o crescimento de bactérias em um meio sólido, um agente solidificante como o ágar é adicionado ao meio. O ágar é um polissacarídeo complexo obtido a partir de algas marinhas que já vem sendo bastante utilizado para deixar alimentos como geléias e sorvetes mais espessos. ( TORTORA, 2005).

  1. OBJETIVO

   ✓ O objetivo desta prática foi observar o crescimento microbiano em meio de cultura, analisando as amostras coletadas em ambiente da faculdade.

  1. MATERIAIS

✓Meio de cultura ágar nutriente

✓ Ambiente da faculdade

✓ Pincel

✓Estufa incubadora  

  1. METODOLOGIA

✓Escolha um ambiente da faculdade

✓Abrir a placa de Petri com o meio de cultura e deixar aberta por 30 min.

✓ Retornar ao laboratório

✓ Identificar a placa

✓ Incubar a placa a 36ºC/24 h

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

✓ Houve crescimento microbiano?

    Sim

✓ Pigmentação das colônias bacterianas?

    Branca, amarela e alaranjada

✓ Consistência: micóide, rugosa ou algodonosa?

    Mucóide e rugosas( bactérias)

    

✓ Sugestivas : bactérias ou fungos?

     Bactérias 

  1. REFERÊNCIA BILIOGRÁFICA

TORTORA, G.J;B.; CASE, C.L; Microbiologia, 8 ª ED; Editora Artmed, p 156, 163, 164,2005.

MADIGAN, M.T;  MARTINKO,  J.M;  PARKER, J; Microbiologia  de Brock. 10 ª Ed.; Editora  Pearson, p 54-55, 101-102, 2004.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (254 Kb)   docx (298.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com