TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste de cor

Por:   •  1/11/2015  •  Seminário  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O teste de cor é usado para triagem e talvez seja a forma de análise mais comum e utilizada para se determinar a presença de certa substância em uma amostra, se tratando unicamente de uma técnica qualitativa. Devido ao baixo custo de reagentes, fácil reprodução, a qual por uma reação química simples revela resultados que podem ser interpretadas a olho nu, as técnicas colorimétricas ainda hoje são utilizadas largamente em rotina de laboratórios de química analítica. Até mesmo quem não é químico por formação pode utilizar os testes de cor sem larga experiência, como o exemplo de policiais em procedimentos de rotina, na busca de substâncias ilícitas, sem a necessidade de um laboratório. O desenvolvimento de uma cor pode indicar a presença de uma droga ou de uma determinada classe de drogas. Uma vez que mais de um composto pode dar o mesmo resultado, os testes de cor não são específicos e não identificam conclusivamente a presença de um composto (LINCK, 2008). Devido a esse fato, o uso do teste colorimétrico entra como uma técnica primária, servindo para identificar a presença do possível grupo alvo na amostra, para posteriormente passar por uma técnica analítica mais sofisticada, determinando o teor e a composição da amostra problema.

 Objetivos

Aplicar os ensaios colorimétricos na pesquisa de agentes tóxicos nas amostras de urina e de comprimidos.

Materiais

  • Vidrarias

Béqueres

Placas de petri pequena

Pipeta de Pasteur

Tubos de ensaio

Tubos falcon de 10ml

Placas escavadas de fundo branco ou placas de ELISA

Espátulas

grals e pistilos

Estantes de tubos

Pinças de metal

Pinças de madeira

Pincel marcador

Luva térmica

  • Reagentes/ solventes/ soluções

Reagente de nitrito de sódio em acido sulfúrico

Reagente de formaldeído/ acido sulfúrico

Reagente de marquis

Metodologia

  • Conhecer a composição dos comprimidos

Triturar cada amostra dos comprimidos em gral e pistilo e com espátula, colocar uma porção de cada amostra pulverizada em um poço da placa escavada de fundo branco;

- pesquisa de acido salicílico: no poço 1, com a pipeta de Pasteur, alíquota 1 ml do reagente cloreto férrico e adicionar sobre a amostra do comprimido. A reação positiva para acido salicílico ocorre se observada a coloração azul-violacea

- pesquisa de barbitúricos: no poço 2 com a pipeta de Pasteur, alíquota 1 ml do reagente de nitrito de sódio em acido sulfúrico e adicionar sobre a amostra do comprimido. A reação positiva para barbitúricos ocorre se observada a coloração vermelha alaranjada.

- pesquisa de benzodiazepínicos: no poço 3, com pipeta de Pasteur, alíquota 1 ml do reagente formaldeído/ acido sulfúrico e adicionar sobre a amostra do comprimido. Se a reação demorar, transfira para tubo de ensaio e leve para aquecimento em banho-maria a 100°C por 1 min. A reação positiva para benzodiazepínicos ocorre se observada a coloração laranja.

  • Conhecer o agente toxico na amostra de urina

Para cada amostra de urina, colocar 2 ml da amostra de urina em um tubo falcon. Adicionar 2 ml da mistura éter clorofórmio e agitar vigorosamente. Transferir 1 ml da fase orgânica para tubo de ensaio e com a pinça colocar em banho Maria para evaporação do solvente.

- pesquisar opiaceos: no tubo extrator , adicionar 1 ml do reagente de marquis e, a seguir, 1 gota de acido sulfúrico concentrado. A reação positiva para opiaceos ocorre se observada a coloração púrpura

- pesquisa de benzodiazepínicos: em outro tubo, adicionar 1 ml do reagente formaldeído/ acido sulfúrico com pipeta de Pasteur, e levar para aquecimento em banho Maria a 100°C por 1 min. A reação positiva para benzodiazepínicos ocorre se observada a coloração laranja.

Resultados e discussões

  • Composição dos comprimidos

Poço 1

Cloreto férrico

Cor alaranjado

Positivo para acido salicílico

Poço 2

Reagente d Marquis

Não houve alteração na cor

Negativo para opiáceo

Poço 2.1

Reagente nitrito de sódio em acido sulfúrico

Cor alaranjado

Positivo para barbitúricos

Poço 3

Reagente de Marquis

Cor púrpura

Positivo para opiáceo

Poço 4

Reagente de nitrito de sódio em acido sulfúrico

Não houve alteração da cor

Negativo para barbitúricos

Foi colocado o mesmo reagente em dois poços diferentes de realizado o teste em cada um para determinar a composição dos comprimidos, o comprimido 1 era composto por acido salicílico uma vez que deu positivo para a o reagente de cloreto férrico que é para determinar acido salicílico, o segundo comprimido era comporto por barbitúricos uma vez que deu positivo para o reagente de nitrito de sódio em acido sulfúrico, o terceiro comprimido era composto por opiáceos pois deu positivo para o reagente de marquis que e usado para triagem de opiáceo. Vale ressaltar que o teste de cor não é um teste conclusivo e sim de triagem, para que em seguida seja feito testes mais específicos para a liberação do laudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com