TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1. Defina e diferencie contração isométrica e isotônica

Por:   •  18/9/2016  •  Monografia  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  2.015 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 05: Biofísica Muscular

Na biofísica muscular, funcionalmente há três categorias de células musculares: esqueléticas, cardíacas e lisas. Quando ativados, os músculos se encurtam e/ou produzem força ou tensão. A contração muscular é frequentemente idealizada como isométrica ou isotônica. A unidade funcional da contração dos músculos esqulético e cardíaco é o sarcômetro. Nos três tipos de músculo, uma interação cíclica entre as proteínas miosina e os filamentos de actina produz a contração. A concentração citoplasmática de cálcio determina e controla a interação entre as proteínas contrácteis actina e miosina.

O objetivo da atividade é compreender a dinâmica desses processos à luz da biofísica.

Vamos aos passos:

Passo 1: O objetivo desse primero passo é que você se familiarize com a biofísca da contração muscular. Para cumprir esse objetivo, siga cada uma das orientações a seguir, a partir de sua leitura do conteúdo do Texto e Contexto dessa aula e do livro-texto da disciplina:

Defina e diferencie contração isométrica e isotônica.

Como a velocidade de uma contração isotônica varia de acordo com a carga?

Passo 2: A unidade funcional das contrações dos músculos esquelético e cardíaco é o sarcômero, que repete várias vezes seus movimentos contrácteis em série e subadjacente ao padrão estriado. O sarcômero se contrai porque há pontes cruzadas entre os filamentos espessos de miosina e os menos densos, finos filamentos de actina, que deslizam um sobre o outro. As pontes cruzadas são domínios da proteína globular miosina que é submetida a uma reação mecanoquímica cíclica com o filamento de actina, determinando o comprimento do sarcômero.

A partir desse excerto, responda à questão:

Qual a importância da conexão entre as proteínas contrácteis actina e miosina na contração muscular quando a miosina se liga á molécula de ATP (adenosina tri-fosfato), ou seja, na geração de energia para a contração muscular?

Passo 3: Você deverá responder às questões em um texto entre 15 e 20 linhas (Fonte Arial 12, espaço entre linhas 1,5, texto justificado)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com