TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução dos Raios x

Por:   •  26/11/2018  •  Seminário  •  3.847 Palavras (16 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 16

12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com base em uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de informações dos últimos anos, com o objetivo de apresentar a descoberta, história e evolução dos raios x, demonstrando sua importância diagnóstica na medicina e a necessidade de equipamentos mais eficientes.

Em primeiro momento será explanado sobre a descoberta e história dos raios x, como e quando surgiram esses raios denominados de X por não saberem que tipo de radiação se tratava, mostrando consequentemente a revolução na medicina e na sociedade causada por esta descoberta e citando também sua repercussão a época.

Também será demonstrada sua utilização abusiva por meio da comunidade leiga, logo após sua descoberta, levando as pessoas a se submeterem a grandes doses de radiação e a correrem sérios riscos à saúde, levando-as até mesmo a morte por utilizarem de forma errônea, uma radiação, até então desconhecida.

Em seguida serão apresentados os efeitos indesejados da radiação ionizante, mostrando os danos que os raios x provocam no organismo humano, onde por consequência terá início a proteção radiológica, mostrando seus princípios fundamentais e seus equipamentos de radioproteção a fim de minimizar os danos e diminuir as doses.

Por fim, será mencionada a evolução das técnicas, equipamentos e aparelhos de raios x, fluoroscopia, tomografia e mamografia mostrando os primeiros equipamentos usados para realização desses exames e explanando a necessidade de aperfeiçoamento para uma melhor reprodutibilidade, uma melhor qualidade dos exames e uma maior proteção, tanto para o paciente, quanto para o indivíduo ocupacionalmente exposto (IOE).

13

2 SUPORTE TEÓRICO 2.1 O FORTUITO 8 DE NOVEMBRO DE 1895 2.1.1 A Descoberta dos Raios x

No fim de uma tarde de 8 de novembro de 1895 o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923) em seu pequeno laboratório, verificou pela primeira vez a produção dos raios x enquanto trabalhava em um tubo de vácuo, de raios catódicos, invenção do inglês W. Crookes. Esse tubo achava-se envolvido por uma caixa de cartão preta, Roentgen então percebeu que uma tela fosforescente que se encontrava próxima do tubo, emitia uma luz luminescente sempre que a ampola era energizada. Repetindo o experimento, ele verificou também que, mesmo que fossem colocados obstáculos entre a ampola e a tela, a luminosidade continuava aparecendo. Intrigado com o fenômeno, ele realizou várias vezes o mesmo estudo, a fim de entender a natureza dessa radiação e também para caracterizar seu comportamento e capacidade de penetração. A partir de então denominou os raios de “x”, símbolo usado na ciência para designar desconhecido. Outros cientistas também conseguiram produzir a radiação durante seus experimentos, mas não tiveram o mérito de reconhecê-la, deixando essa incrível descoberta passar despercebida, Roentgen teve o mérito por ter investigado em profundidade a natureza dessa radiação desconhecida. Na década de 1880 William Crookes que trabalhou durante muitos anos com raios catódicos e com fotografias notou que suas chapas fotográficas muitas vezes estavam veladas antes do uso e reclamou com o fabricante. (Jauncey 1945, p. 356) Roentgen em seu famoso comunicado, que se deu em 28 de dezembro de 1895, falando sobre um novo tipo de radiação, publicou os resultados de suas pesquisas.

14

Nos trabalhos que publicou Roentgen não informou como ocorreu a descoberta do novo fenômeno e existem na verdade poucas informações confiáveis sobre isso. Uma das pouquíssimas fontes de informação da própria época foi uma entrevista que Roentgen concedeu a um jornalista norte americano Very Dam talvez no final de janeiro de 1896. No entanto essa entrevista deve ser utilizada cautelosamente, pois Dam não falava bem alemão, Roentgen não falava bem inglês e uma parte da conversa ambos utilizou o francês para se comunicar. (ROMER, 1959, Pág. 276)

2.1.2 A Repercussão Imediata

Se tratando de repercussão a descoberta dos raios x tornou-se um caso único na história da ciência, logo as notáveis aplicações médicas foram percebidas por Roentgen que de imediato colocou sua mão na frente do tubo e percebeu que seus ossos estavam projetados na tela, depois resolveu colocar a mão de sua esposa, Ana Bertha, onde o feito ficou conhecido como a primeira radiografia da história. A descoberta rendeu a Roentgen o premio Nobel de física em 1901, na época, começo do século XX, ocorreu uma grande revolução no meio médico, revolucionando o diagnóstico por imagem. Vários pesquisadores em todo o mundo passaram a repetir a experiência de Roentgen na tentativa de descobrir novas aplicações e compreender o fenômeno, uma tarefa que desafiou a inteligência humana durante quase três décadas.

2.1.2.1 Aos leigos

Não somente a comunidade cientifica despertou o interesse pela descoberta dos raios x, a comunidade leiga também, o que fez com que contribuísse para a

15

criação de um folclore em torno do fenômeno recentemente descoberto, as especulações sobre como seria utilizada essa radiação começaram a surgir. Em um jornal não identificado saiu uma nota alertando para a vulnerabilidade a que todos estavam sujeitos, depois da descoberta dos raios x qualquer pessoa armada com um tubo de vácuo poderia ter uma visão completa do interior das residências, assim dizia o jornal. Muitas outras notícias surgiram com ideias de como seria usado os raios x, como a de que usariam os raios x para ressuscitar pessoas eletrocutadas. Todas essas notícias bizarras e extravagantes são relatadas no artigo de Jaucey. O caráter sensacionalista que o assunto despertava levou a um jornal muito famoso publicar uma nota alertando a população. Sempre que algo extraordinário é descoberto uma multidão de escritores apodera-se do tema e não conhecendo os princípios científicos envolvidos, mas levados pela tendência sensacionalista, fazem conjecturas que não apenas ultrapassam o entendimento que se tem do fenômeno, como também em muitos casos transcendem os limites das possibilidades. Este tem sido o destino dos raios x de Roentgen. (The New York Times, 15 de março de 1896)

2.1.3 O Abuso do Desconhecido 2.1.3.1 Os riscos de saúde decorridos do abuso do desconhecido

Logo no inicio de sua descoberta, os raios x eram a sensação do momento, na época a mais nova mania era tirar um retrato do seu próprio esqueleto, todo mundo passou a ter curiosidade em relação ao seu interior. Porém essa curiosidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com