TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  9/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

2º ROTEIRO DE ESTUDO

BIOLOGIA CELULAR – FISIOTERAPIA (1º SEMESTRE) Profª Dra. Ana Luisa Lucena

Divisão Celular

  1. A capacidade extraordinária da célula se dividir é de grande importância para os organismos vivos. Descreva o papel da divisão celular em organismos unicelulares? E em multicelulares?
  2. O que é ciclo celular, cite as etapas na qual incluem esse processo?
  3. Explique resumidamente os principais processos que ocorre na interfase.
  4. Compare a mitose e a meiose, quais são os seus pontos semelhantes? E as diferenças?
  5. Descreva os eventos importantes da prófase I da meiose.
  6. A colchicina é uma substância de origem vegetal, muito utilizada em preparações citológicas para interromper as divisões celulares. Sua atuação consiste em impedir a organização dos microtúbulos, sendo frequentemente utilizada para análise de cariótipo. Cite a fase da divisão celular em que os microtúbulos estão altamente organizados e que geralmente é utilizada a colchicina para interromper a divisão? Se, em lugar de colchicina, fosse aplicado um inibidor de síntese de DNA, em que fase ocorreria a interrupção?
  7. Qual a importância biológica da meiose?
  8. Considere o esquema abaixo.

[pic 2]

a) A célula está sofrendo divisão por mitose ou meiose?

b) Em que fase da divisão ela se encontra?

Sistema de endomembranas

  1. O Sistema de endomembranas se distribui por todo o citoplasma, formado por vários compartimentos, tais estruturas são assim denominadas por serem delimitadas por membranas que separa o seu conteúdo interno do meio citoplasmático, e inclui-se em um sistema, pois se comunicam entre si pela formação de vesículas transportadoras. Cite as organelas que fazem parte do sistema de endomembrana de maneira ordenada do meio interno em direção a membrana plasmática.
  2. Descreva a estrutura e função das seguintes organelas:
  1. Retículo endoplasmático
  2. Complexo de golgi
  3. Lisossomos
  4. Peroxissomos
  1. Descreva as etapas de formação de uma proteína no retículo endoplasmático rugoso: De uma proteína que irá será liberada no citosol e outra que terá a funcionalidade de proteína transmembrana.
  2. As mitocôndrias são encontradas no interior das células com a funcionalidade de fabricação de energia na forma de ATP. Podem ser encontradas variadas quantidades dependendo da atividade celular do tecido na qual se encontra. Pesquise e descreva em quais tecidos ou órgãos são encontrados uma grande quantidade de mitocôndrias.
  3. A morfologia da mitocôndria é semelhante à de bactérias aeróbicas primitivas, por muitas razões já destacadas por cientistas. Esquematize a estrutura de uma mitocôndria e identifique os compartimentos responsáveis pela produção de energia, qual ocorre à utilização de CO2? Qual libera a maior concentração de ATP?
  4. Os cloroplastos são organelas presentes em células vegetais. Descreva sua estrutura e sua principal função.

Bons estudos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (166 Kb)   docx (56.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com