TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Visita à Maternidade

Por:   •  18/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

O presente relatório tem como objetivo expor os aprendizados adquiridos com a visita à Maternidade Dr. Augusto Sérgio Santos de Almeida, localizada no bairro Santa Mônica, no município de Tucuruí – PA, a qual foi solicitada pela docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Soanne Chyara Silva Soares, mentora da disciplina Bases Conceituais da Fisioterapia. A visitação foi realizada em 12 de abril de 2023, às 16h da tarde. A mesma visou a melhor compreensão da atuação do fisioterapeuta dentro das maternidades, para isso contou com a explanação da fisioterapeuta Merian Marques, funcionária pública concursada.

Explicou-se que a referente maternidade é porta aberta, ou seja, possui pronto-atendimento, de forma que a gestante chega ao local e é realizada a ficha, acolhimento e encaminhamento. A equipe que atua neste local é multiprofissional, formada por enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeuta e assistente social. Ainda, há três equipes atuantes: a equipe do pré-parto, a equipe do centro cirúrgico e a equipe da enfermaria.

Destacou-se, também, que a fisioterapia possui importante participação no pré-natal e pós-parto, mas também durante a natividade dos bebês, uma vez que este profissional está apto a orientar os exercícios a serem realizados pela gestante em cada fase do parto, tais como exercícios de relaxamento com o objetivo de alcançar maior dilatação, exercícios de controle da dor e de mobilidade pélvica, entre outros.

Em relação aos equipamentos, há bolas suíças – que funcionam como uma massagem pélvica e aliviam a parição, juntamente a banquetas e barras, no entanto, foi-se explicitado que muitas vezes o fisioterapeuta necessita transportar seu próprio equipamento de casa, ou utilizar apenas as mãos e a criatividade quando se trata da saúde da mulher dentro das maternidades.

Após o nascimento do bebê, o fisioterapeuta é responsável de verificar o comportamento do bebê, e ensinar à mãe movimentos, massagens caso o recém nascido sinta cólicas, também é ensinado como manusear a criança.

Um dos principais desafios da atuação do fisioterapeuta dentro de uma maternidade, é a aceitação por ser uma atuação nova e pouco reconhecida pela população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com