TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório: Visita Técnica à Maternidade Escola

Por:   •  27/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  7.489 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

INSTITUTO DE PSICOLOGIA

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CLINICA

TÓPICOS ESPECIAIS PSICOLOGIA CLINICA I

Professora: Ana Cristina Cunha

                        

                                

                        Relatório: visita técnica à Maternidade Escola

No dia vinte e três de Setembro de 2014, foi realizada a visita nas dependências da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com os alunos do curso de psicologia inscritos na disciplina Clinica I.  A turma foi dividida em dois grupos, cada grupo teve a permanência de aproximadamente 1 hora e meia nas dependências da maternidade. O tempo foi utilizado para visualização de toda maternidade, esclarecendo aos alunos a necessidade da existência de cada um dos setores.

Gostaria de começar dizendo que a visita foi uma experiência muito gratificante para mim, por uma série de motivos. O principal talvez seja o meu próprio fascínio em relação aos assuntos que envolvem gravidez, parto e cuidados de recém-nascidos, assunto que tem me chamado bastante a atenção desde o início da faculdade. O segundo ponto de surpresa foi notar como a estrutura da maternidade é bem montada e funciona bem, atendendo quase que perfeitamente às demandas das parturientes e bebês que utilizam do seu serviço. Certamente existem pelo mundo hospitais mais bem equipados e estruturados, mas considerando a atual realidade do serviço de saúde pública no Brasil, a Maternidade Escola possui prédios agradáveis, com bons leitos, bons equipamentos e estrutura. Não pude deixar de notar que provavelmente não há grandes problemas como falta de materiais ou carênca de remédios, problemas que vemos constantemente em hospitais públicos. O serviço de psicologia da Maternidade Escola presta assistência psicológica ambulatorial através de atendimento continuado individual ou em grupo, à gestante, à puérpera e ao casal. No que se refere à atuação do grupo de psicologia, notei que há uma certa liberdade no trânsito pelo hospital, procurando entrar em contato com os pacientes para atender aos problemas que surgem ou atendendo às demandas específicas de médicos e assistentes sociais.

.                O contato das mães com os bebês foi um ponto que me chamou a atenção positivamente, principalmente pela existência do programa Canguru que prioriza o calor, o amor e o aleitamento materno. Promovendo o contato direto do neonato com a mãe, desde o momento em que ambos apresentam condições clínicas para desenvolvê-lo. O método consiste na manutenção do neonato no tórax da mãe na posição vertical, sustentado por uma faixa que imita a bolsa marsupial do canguru. A priorização do parto normal é outro ponto que chama bastante a atenção, principalmente considerados os altos índices de cesáreas realizadas em hospitais particulares no Brasil.

O setor da UTI, certamente, é outro lugar que chamou minha atenção. No dia da nossa visita conhecemos um bebê cardiopata que já estava na UTI há quase um ano, e que segundo a psicóloga que nos acompanhava, raramente recebia visitas da mãe e familiares devido à distância da moradia da mãe e por causa de problemas financeiros, pois como essa é uma maternidade pública, boa parte do público é de baixa renda. Deve haver um grande número de situações delicadas como essa no hospital, mas poder atuar e fazer parte desse momento tão importante na vida da mãe/bebê, deve ser extremamente gratificante para os psicólogos que com eles trabalham.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com