TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS CODIGO DE ETICA

Por:   •  29/11/2021  •  Resenha  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

UNIFG- CENTRO UNIVERSITÁRIO DOS GUARARAPES

BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

CAROLINE SILVA DE SOUSA

ÉTICA E PROFISSIONALISMO EM FISIOTERAPIA

RECIFE

2021

CAROLINE SILVA DE SOUSA

ÉTICA E PROFISSIONALISMO EM FISIOTERAPIA

O resumo a seguir, discorre sobre o filme “WIT, uma lição de vida”, no curso de bacharelado em fisioterapia, orientado pela professora Walquiria Gomes na disciplina Ética e Profissionalismo em Fisioterapia.

RECIFE

2021

O filme “WIT, uma lição de vida”, retrata a vida de Vivian Bearing (Emma Thompson), uma professora universitária no auge de sua carreira que leciona literatura inglesa. Através de Kelekian (Christopher Lloyd), um oncologista famoso, ela foi diagnosticada com um câncer de ovário em estado avançado.

A partir daí, foi iniciado os protocolos para começar o seu tratamento, que consistia em 8 doses de quimioterapia, sempre com a dose total. O médico responsável explicou como seria feita a abordagem terapêutica e em seguida deu-lhe um termo de responsabilidade para consentimento dos procedimentos e abordagens escolhidas por ele.

Além disso, Dr. Kelekian a questionou sobre a necessidade de contar a alguém de sua família a respeito de sua doença e o tratamento no qual ela seria submetida. Mas a paciente apenas falou que não havia necessidade.

O filme tem sua análise feita em dois momentos da vida de Bearing, antes e depois da rotina no hospital. Assim, é possível analisar que sua vida sempre foi muito solitária e no hospital ela ansiava por cuidados e carinho.

Por ser um tratamento experimental, Vivian teria muitos obstáculos a serem vencidos. Sua trajetória hospitalar começa com os quimioterápicos, no qual tinha que ser dada sempre a dose máxima, pois as chances de sucesso eram muito baixas. Além disso, os efeitos colaterais eram devastadores e boa parte das vezes não era levada em consideração nem a condição na qual ela se encontrava.

Durante os dias de internação, os profissionais que estavam cuidando de Vivian tinham atitudes muito diferentes e marcaram as varias etapas de seu tratamento.

Os oncologistas que estavam à frente de seu tratamento, Kelekian e Jason Posner sempre se importaram unicamente com a prática médica, deixando de lado a empatia e a sensibilidade por tudo que Vivian estava passando.

Por outro lado, a enfermeira chefe Susie Monahan que a acompanha de perto, mostra ser a única com traços de humanidade em um ambiente completamente frio.

Apesar da equipe medica ser bastante responsável e comprometida, houve momentos onde a paciente se sentiu desconsolada e se viu desamparada por motivações ou ações dos médicos, que pouco se importaram em conversar sobre os danos e perdas que ela sofreria ou até geraram alguma situação onde ela se sentiu violada, como quando Jason (seu ex-aluno que virou residente de oncologia) fez seu exame de colonoscopia. “Um ex-aluno fazendo o exame foi degradante, mas não imaginava até que ponto era humilhante”, disse         Bearing em uma das cenas.

No momento tão delicado e frágil que a professora estava vivendo, ela desejava ser bem tratada e que as pessoas ao seu redor fossem mais bondosas e mantivessem mais o contato pessoal. Enquanto isso, seus médicos preferiram manter apenas o interesse pela doença e sua pesquisa, levando-os muitas vezes as serem indiferentes e negligentes com as condutas escolhidas para prosseguir com o tratamento, deixando passar detalhes do estado de saúde e consequentemente fazendo com que eles errassem na conduta a ser tomada.

A conduta médica que Kelekian assumiu, tinha como principal objetivo durante o tratamento de Vivian aplicar as doses máximas de quimioterápicos continuamente, para que fosse possível atender todos os protocolos que sua pesquisa propunha. Com isso, imagina-se que ele agiu precipitadamente em alguns momentos, sendo imprudente. Algumas vezes Susie tentou intervir, mas não obtinha sucesso, tentando impedir as altas dosagens dos medicamentos, alertando a Jason que a paciente poderia não sobreviver e ponderando sobre os efeitos colaterais devastadores da medicação, deixando Vivian com a imunidade muito baixa, pois a medicação destruía não só as células cancerosas, como também as células saudáveis.  Mas o que era levado em consideração naquele momento era a continuidade da pesquisa que precisava ser alimentada e mantida por meio das análises e dados estatísticos mostrados nos exames e nas anotações feitas diariamente no prontuário da paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com