TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA POR ESFORÇO E DISFUNÇÃO ERÉTIL PROVENIENTE DE PROSTATECTOMIA RADICAL

Por:   •  17/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.311 Palavras (10 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ

CURSO DE FISIOTERAPIA

MEMORIAL DESCRITIVO

ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA POR ESFORÇO E DISFUNÇÃO ERÉTIL PROVENIENTE DE PROSTATECTOMIA RADICAL

LIDIANE NASCIMENTO SILVA

TURMA: FIS92

        

MARABÁ

2018/1


LIDIANE NASCIMENTO SILVA

ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA POR ESFORÇO E DISFUNÇÃO ERÉTIL PROVENIENTE DE PROSTATECTOMIA RADICAL

MEMORIAL DESCRITIVO

Memorial Descritivo do Estágio Curricular Obrigatório em Fisioterapia em Urogineco-obstetrícia, apresentado ao Curso de Fisioterapia, da Faculdade Metropolitana de Marabá, como requisito parcial para obtenção de média avaliativa no componente curricular do estágio, sob orientação do prof. Gislayne de Souza Clemente.

MARABÁ

2018/1


RESUMO[pic 2][pic 3]

O presente trabalho trata-se de um memorial descritivo a área de estágio da prática supervisionada I, fisioterapia emurologia ginecologia e obstetrícia, sendo requisito curricular do estágio obrigatório. O memorial descreve a atuação fisioterapêutica em um caso clínico de um paciente que realizou a cirurgia de prostatectomia radical, que realizou a anamnese e teve como diagnóstico fisioterapêutico alteração funcional diminuição da consciência perineal, grau III de força muscular sustentada dos músculos do assoalho pélvico, grau IV de força muscular de contração rápida do assoalho pélvico, diminuição da coordenação motora perineal e uso dos músculos acessórios abdominais e adutoresinterferindo em suas atividades de vida diária. O objetivo desse trabalho é descrever os procedimentos realizados com o paciente desde a anamnese até o tratamento fisioterapêutico. Para a realização da intervenção fisioterapêutica foram utilizados os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e pesquisas em bancos de dados digitais. Como resultado observou-se que a fisioterapia conta com recursos de extrema importância no tratamento dessa condição clínica.

Palavras-Chave: Fisioterapia. Prostatectomia Radical.Incontinência urinária.Disfunção erétil. Tratamento.


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO        6

3.        CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DO ESTÁGIO        7

4.        METODOLOGIA        8

5.        RELATO DE CASO        9

5.1 ANATOMIA DA PRÓSTATA        10

5.2 PÓS OPERATÓRIO DE PROSTATECTOMIA RADICAL        10

5.3        DIAGNÓSTICO FISIOTERAPÊUTICO        12

5.4        OBJETIVOS DE TRATAMENTO        12

5.5        CONDUTAS FISIOTERAPÊUTICAS        12

5.6 EVOLUÇÃO        12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14


  1. INTRODUÇÃO

O presente memorial é utilizado como uma forma de avaliação do estágio supervisionado em Fisioterapia urologia, ginecologia e obstetrícia referente ao estágio I praticado pelos acadêmicos de fisioterapia da Faculdade Metropolitana de Marabá para obtenção de média ao final.

O mesmo tem como objetivo mostrar o aprendizado conquistado ao longo do curso na prática no tratamento de um caso clínico de paciente com incontinência urinária e disfunção erétil proveniente de uma prostatectomia radical, procedimento cirúrgico utilizada no tratamento de câncer de próstata e que traz algumas complicações em seu pós-operatório bem como as citadas anteriormente. Será apresentado o que foi realizado com o paciente desde a anamnese, objetivos traçados e condutas fisioterapêuticas aplicadas como forma de tratamento às alterações inerente ao paciente em questão, enfatizado os benefícios e a importância da fisioterapia na saúde e melhora da qualidade de vida do mesmo.

 

  1. CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO

O estágio supervisionado em Fisioterapia em urologia, ginecologia e obstetrícia é uma das áreas ofertadas aos discentes do curso de fisioterapia do 9° período, no qual, os mesmos podem desenvolver na prática o seu aprendizado teórico adquirido no decorrer dos períodos anteriores. No estágio são oferecidos avaliação e tratamento gratuito a pacientescom patologias urológicas, ginecológicas e obstétricas.

O período da realização do estágio foi de 19 de fevereiro a 16 de Março de 2018, o atendimento ocorre no turno matutino de segunda a sexta das 07h30minas 12h30min horas, sendo que todas as quinta feiras são realizadas palestras no posto de saúde Crismu e as sextas feiras no hospital materno infantil,totalizando 100 horas no final do período. O estágio é realizado sob a orientação da professora Gislayne Clemente duas vezes por semana, e supervisionado pelo professor Rodrigo Canto.

Os serviços de fisioterapia são realizados pelos acadêmicos estagiários que possuem competência para avaliar, identificar distúrbios, realizar o diagnóstico fisioterapêutico, e consequentemente traçar os objetivos de tratamento e as condutas fisioterapêutica para reabilitar o paciente.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DO ESTÁGIO

O estágio supervisionado regular de Fisioterapia em urologia, ginecologia e obstetrícia foi realizado no anexo da clinica escola da Faculdade Metropolitana de Marabá localizada na Rodovia BR 230, Transamazônica, Km 05 s/ nº, cujo local possui uma estrutura adequada para a realização do atendimento fisioterapêutico possibilitando ao acadêmico o desenvolvimento da intervenção fisioterapêutica na prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (223.2 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com