TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões de Anatomia Funcional

Por:   •  17/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 9
  1. Defina posição anatômica;

Corpo ereto de pé (posição ortostática), com face voltada para frente com olhar no horizonte, membros superiores levemente estendidos com a palma da mão voltadas para frente e os membros inferiores unido com a ponta do pé voltada para frente.

  1. Defina: Plano Mediano, Plano frontal (ou coronal) e Plano horizontal (ou transversal), explique os respectivos eixos e os movimentos e cada plano.

Plano Mediano: separa o corpo em direta e esquerda seu eixo proporciona movimentos no sentido latero-lateral, ex: flexão e extensão.

Plano Frontal: separa o corpo em anterior e posterior e seu eixo proporciona movimentos no sentido Antero-posterior, ex: adução e abdução.

Plano Transversal: separa o corpo em superior e inferior e seu eito proporciona movimento no sentido crâniocaudal, ex: rotação para esquerda da cabeça.

  1. Defina: anterior, posterior, superior, inferior, medial, lateral, intermédio, proximal, distal, externo, profundo, flexão, extensão, abdução, adução, pronação e supinação.

Anterior: parte frontal do corpo;

Posterior: parte de trás do corpo;

Superior: parte mais próxima da cabeça;

Inferior: parte mais próxima dos pés;

Medial: parte mais próxima ao plano Mediano;

Lateral: parte mais distante ao plano Mediano;

Intermédio: Parte entre a parte mais proximal e a mais distal;

Proximal: parte mais próxima da articulação principal;

Distal: parte mais distante da articulação principal;

Externo: parte mais externa ao centro do corpo;

Interno (profundo): parte mais interna ao centro do corpo;

Flexão: encurtamento do ângulo entre as partes do corpo no plano Mediano;

Extensão: alongamento do ângulo entre as partes do corpo no plano Mediano;

Abdução: alongamento do ângulo entre as partes do corpo no plano Coronal;

Adução: encurtamento do ângulo entre as partes do corpo no plano Coronal;

Pronação: palmas da mão voltadas para baixo;

Supinação: palmas da mão voltadas para cima.

  1. Cite os ossos que fazem parte do esqueleto axial e esqueleto apendicular.

Axial: Cabeça, costelas, vértebras e os cíngulos (Ilíaco, Sacro, Escapulas e Clavículas);

Apendicular: Úmero, Rádio, Ulna, Carpo, Metacarpo, Falanges das Mãos, Fêmur, Fíbula, Tíbia, Tarso, Metatarso e Falanges dos Pés .

  1. Cite os componentes da coluna vertebral diferenciando por região e descreva as diferenças encontradas nos segmentos vertebrais (características especiais de cada vértebra).

Região Cervical: As vértebras cervicais, são 7 ao todo,  C1 e a C2 são consideradas atípicas e denominadas de Atlas e Áxis, responsáveis pela mobilidade do crânio devidas suas estruturas atípicas como o Dente do Áxis e a Fóvea do dente presente no Atlas e no mesmo a face articular com o Côndilo do Occipital. As 4 seguintes são consideradas típicas apresentando forame vertebral de formato triangular e também forames transversais nos processos transversos e o processo espinhos e bifurcado. A C7 apesar de ter características típicas das cervicais pode apresentar aspectos particulares como: pode não apresentar forame trasverso e processo espinhoso longo e não-bifurcado, essa vértebra também e conhecida como Vértebra Proeminete.

Região Torácica: São 12 no total, a T1 tende a assemelhar-se a C7 assim como as últimas tendem a assemelhar-se as Lombares como a T9, T10, T11 e T12. As vertebras dessa região articulam-se com as costelas, e o fazem com o corpo vertebral e o processo transverso apresentando assim a fóvea costal superior, oval e situada na emergência do pedículo, e a fóvea costal inferior, pois a cabeça da costela pode ultrapassar o corpo vertebral da vertebral subjacente e alcançar o suprajacente, e também apresenta fóvea costal do processo transverso para articular-se com o tubérculo da costela, apresenta processo espinhoso inclinados em relação ao plano do corpo da vértebra, corpo vertebral de volume intermediário e suas faces articulares situam-se principalmente no plano frontal.

Região Lombar: São 5 vertebras, apresentam grande volume do corpo vertebral, processo espinhoso curto e quadrilátero, não apresentam fóveas costais e forames transversos, e possuem faces articulares situadas em plano Ântero-posterior.

Região Sacral e Cóccix: O sacro é formado pela fusão de cinco vertebras sacrais assim formando o sacro, deste modo e um osso triangular de base superior e ápice posterior com concavidade anterior. O Cóccix deriva da fusão de 3 ou 4 peças coccígeas, constituindo um osso irregular, afilado, que representa o vestígio da cauda no extremo inferior da coluna vertebral.

  1. Descreva sobre os principais ligamentos da coluna vertebral.

Ligamento Longitudinal Anterior – extenso e resistente feixe de fibras longitudinais que se estendem ao longo das faces anteriores dos corpos das vértebras do axis (C2) até o sacro.

Ligamento Longitudinal Posterior – localizado no canal vertebral, nas faces posteriores dos corpos vertebrais de áxis (C2) até o sacro. 

Ligamentos Amarelos – são ligamentos que unem as lâminas das vértebras adjacentes no canal vertebral de axis (C2) até o primeiro segmento do sacro. Possui certa elasticidade que serve para preservar a postura vertical.

Ligamento Nucal – é uma membrana fibrosa que estende-se da protuberância occipital externa até a 7ª vértebra cervical (C7).

Ligamento Supra-espinhal – corda fibrosa e resistente que une os ápices dos processos espinhosos a partir da 7ª vértebra cervical (C7) até o sacro. É considerado uma continuação do ligamento nucal.

Ligamentos Interespinhais – finos e quase membranáceos, unem os processos espinhosos adjacentes.

Ligamentos Intertransversários – estão interpostos entre os processos transversos.

  1. Descreva sobre as articulações da coluna vertebral.

Articulação atlantoccipital (C0-C1): A primeira vértebra cervical é denominada atlas. Não possui corpo. É um anel ósseo circundando o forame vertebral. Em sua face superior existem duas grandes faces articulares côncavas que acomodam os côndilos occipitais do crânio. As articulações atlantoccipitais permitem movimentos de flexão e extensão. A articulação tem uma cápsula frouxa reforçada pelos ligamentos atlantoccipitais anterior, posterior e lateral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com