TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CANCER DE MAMA

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 5

Câncer significa o crescimento desordenado e desenfreado de uma célula que pode iniciar-se em qualquer órgão e migrar para outros. O câncer de mama na maioria dos casos, tem origem nos dutos ou lóbulos mamários, sendo chamados de carcinoma. Existem outros tipos muito mais raros de câncer de mama, como os de origem em células dos linfomas e outros sarcomas, como o das células de gordura(lipossarcoma), dos fibroblastos e dos vasos sanguíneos(hemangiossarcomas). Cada tipo de câncer tem uma evolução e um tratamento diferentes. O que determina o tipo de câncer é o exame histopatológico da biopsia ou peça cirúrgica.

O surgimento.

O câncer de mama não tem uma causa determinante, mas múltiplos fatores que , associados, podem inicia-lo. Entre esses fatores de risco temos: exposição à radiação ( radiografias, radioterapia, desastres nucleares e etc.), vida reprodutiva alargada ( primeira menstruação precoce e menopausa tardia), distúrbios endócrinos, obesidade, ter o  primeiro filho após os 30 anos ou não tê-los, predisposição genética( mãe ou irmã com câncer de mama), exposição a pesticidas e outros carcinógenos químicos ambientais, bebidas alcoólicas em moderada/grande quantidade e , aparentemente, alimentação ( gorduras, conservantes, corantes e etc.). A grande parte desses estímulos agem através da indução de picos de estrogênio, hormônio feminino que regula o funcionamento da mama.

A mulher percebe logo a existência do câncer de mama, pois ele pode aparecer como um nódulo endurecido, com margens irregulares e imprecisas, sentido ou visto pela própria mulher durante o autoexame mensal ou em outras situações como o banho, causando as vezes retração da pele ou do mamilo, ou também saída de liquido sanguinolento pelo mamilo e geralmente não dói, esses mesmos sintomas também aparece em doenças benignas, sendo indispensável que se procure um médico ao sinal de qualquer sintomas serem percebidos.

Tipos de Câncer de Mama.

O Câncer de mama pode desenvolver em uma ou várias áreas da mama, incluindo os tubos que levam ao leite ao mamilo, ou no tecido glandular.

Principais formas de câncer que acomete as mamas:

Carcinoma ductal invasivo-este tipo de câncer de mama se desenvolve nos dutos de leite e é responsável por aproximadamente 70% dos casos. Pode penetrar a parede do duto e invadir o tecido gorduroso da mama, espalhando-se para outras partes do corpo pela circulação sanguínea ou pelo sistema linfático.

Carcinoma lobular invasivo- este tipo corresponde a aproximadamente 10% dos casos, e origina –se nos lóbulos que produzem o leite, podendo esparramar-se para o tecido gorduroso da mama e para outros lugares do corpo.

Carcinomas Tubular, Mucinoso e medular-estes são três tipos de câncer de mama de crescimento lento que normalmente são descobertos em um exame microscópico, juntos representam 12% de todos os cânceres de mama.

Tipos de técnicas cirúrgicas

Entre as técnicas cirúrgicas estão a tumerectomia e quadrandectomia, sendo a primeira a remoção do tumor sem margens de tecido circunjacente, sendo indicada para tumores de até um centímetro de diâmetro (barros et al 2002)

A quadrandectomia é a remoção de um quadrante ou segmento da glândula mamária onde está localizado o tumor com margens cirúrgicas de tecido normal circunjacente de 2 a 2,5 centímetros, incluindo a aponeurose subjacente ao tumor, com ou sem segmento cutâneo, indicado para tumores com menos de três centímetros de diâmetro (Ferreira et al,2005).

Dentre as mastectomias, podemos destaca:

ar a radical modificada, que consiste na extirpação da mama e esvaziamento axilar radical, preservando o músculo peitoral maior, com ou sem preservação do peitoral menor, indicado para tumores com mais de três centímetros não fixados a musculatura e em recidivas pós tratamento conservador, esse tipo de mastectómica consiste em duas variantes: tipo Patey onde são retiradas os músculos peitoral maior e menor, e glândula mamaria, já no tipo Madden são preservados os músculos peitoral maior e menor, além dos espaços intercostais, sendo que na mastectomia radical não há o esvaziamento axilar, somente sendo indicado para casos de ductal in situ( Ferreira et al,2005).

Tipos de reconstrução mamaria

Prótese de Silicone: Esta reconstrução é utilizada em pacientes que não tem quantidade de tecido suficiente para ser feita a reconstrução da mama, é uma técnica indicada para casos de mastectomia em que não é retirada grande quantidade de pele, sendo desta forma que o envelope cutâneo seja suficiente para se colocar o implante, geralmente colocada após ato cirúrgico, sendo necessário uma boa conservação da pele e da musculatura peitoral.

Expansões

O uso de expansores cutâneo consiste na possibilidade de reconstrução dos tecidos com semelhança de cor e textura, sem a adição de novas cicatrizes. O expansor e parecido com uma prótese vazia em que se é colocada soba pele normal, sendo gradualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com