TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cancer de Mama

Por:   •  5/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

O câncer de mama é o segundo câncer mais comum no mundo (11,9% dos casos), perdendo apenas para o câncer de pulmão. Sua taxa de mortalidade é baixa entre os cânceres, devido ao seu prognóstico relativamente favorável, ocupando a quinta posição como causa de morte (FERLAY et al., 2014)

No Brasil, estima-se que no ano de 2018, ocorrerão cerca de 60 mil casos novos de câncer de mama. Desconsiderando os tumores de pele não melanoma, o câncer e mama é o mais frequente nas regiões Sul, Suldeste, Centro-Oeste e Nordeste. A taxa estimada de câncer de mama no Rio grande do Sul é de 61,77 de casos novos para cada 100 mil mulheres no ano de 2018, perdendo apenas para o Rio de Janeiro, que tem 68,78 de casos novos. (INCA, 2018).

Devido a essa alta incidência, se torna cada vez mais importante estudar sobre o câncer de mama. O tratamento deve ter uma abordagem multidisciplinar, considerando a cirurgia e a radioterapia como papel fundamental no controle locorregional, e a quimioterapia, a hormonioterapia e terapia biológica no tratamento sistêmico (BRASIL, 2013).

A radioterapia consiste em um tratamento realizado com radiação ionizante, com o objetivo de atingir as células malignas, impedindo seu crescimento e/ou ocasionando a morte celular (BONASSA, GATO, 2012). Apesar da radioterapia permitir a integridade dos órgãos, os seus efeitos colaterais - como a xerostomia, dermatite, mucosite, entre outros - acabam por acomete negativamente a Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) do paciente (PAULA; SAWADA, 2015).

O termo QVRS é definido na literatura como sinônimo de Estado de Saúde Percebido e tem como propósito averiguar o quanto a doença ou estado crônico afetam na Qualidade de Vida (QV) diária de um indivíduo (LEAL, et al., 2014; KAGAWA-SINGER; PADILLA; ASHING-GIWA, 2010). É de extrema importância a equipe multidisciplinar avaliar a QVRS dos pacientes durante o tratamento, para que possam, procurar estratégias que minimizem os desconfortos relacionado a terapia, para assim, melhorar a QVRS durante o tratamento dos pacientes (PAULA; SAWADA, 2015).

A espiritualidade é um importante recurso para a melhoria da qualidade de vida em pacientes oncológicos, podendo também levar há diminuição do estresse, superação da doença e alívio do sofrimento humano. O paciente oncológico deve ser compreendido em sua totalidade e singularidade, reconhecendo e valorizando os aspectos religiosos/espirituais. O profissional de saúde que busca manter uma atitude aberta valorizando todos os aspectos do paciente, acaba por não reduzi-lo a um corpo em sofrimento, melhorando a relação paciente-profissional e ajudando-o a enfrentar as dificuldades da doença (FREITAS et al., 2016; FORNAZARI; FERREIRA, 2010).

Frente ao exposto, esse estudo busca responder a seguinte questão norteadora: a espiritualidade influencia na qualidade de vida de pacientes diagnosticadas com câncer de mama?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com