TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cancer de mama

Por:   •  22/4/2015  •  Resenha  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

O câncer de mama

No Brasil o câncer de mama na mulher se caracteriza por ser a doença maligna mais incidente no país, por ter seu quadro encontrado apenas na fase critica da doença. Um dado da Organização Mundial da Saúde estima que por ano haja mais de 1.050.000 de casos novos em todo o mundo, sendo mais comum em mulheres. E levando em conta somente as mulheres o câncer de mama é a principal causa de morte.

Dentre os fatores de prognósticos mais importantes do câncer de mama se destacam:condição dos linfonodos axilares, tamanho do tumor. história

familiar, grau histológico, nível sócio-econômico, idade, angiogênese, catepsina D, DNA, micrometástases, receptores hormonais e c-erbB-2.

Os índices apontam que o diagnóstico do câncer de mama é tardio, principalmente nas classes de baixa renda. A história do câncer de mama também aponta que seu desenvolvimento e sua cura depende de paciente para paciente; e essa variação depende de inúmeros fatores, como por exemplo a velocidade do desenvolvimento (duplicação) tumoral e o potencial de metastatização do tumor.

Para que seja detectado precocemente seria de extrema importância que mulheres a cima de 40 anos de idade, fizessem anualmente o exame de mamografia e a partir dos 35 anos para as mulheres que já possuem antecedentes familiares.

Para que se tenha bons resultados nas condutas terapêuticas a serem utilizadas é necessário que se conheça os fatores prognósticos, assim é possível a utilização de diferentes tipos de terapias, com efetividade e intensidade adequada a cada paciente.

(PARTE RETIRADA DO ARTIGO, IDENTICA AO ARTIGO********)

Clark8 define

três situações clínicas em que os fatores

prognósticos podem ser úteis: a primeira é

aquela na qual são identificados pacientes cujo

prognóstico é tão bom que nenhum

tratamento adjuntivo ao tratamento cirúrgico

local será capaz de agregar benefício; a

segunda é a identificação de pacientes que

possuem um prognóstico tão pobre com o

tratamento convencional que outras formas

de tratamento mais agressivos deveriam ser

instituídas; e a terceira, que é a mais

proveitosa, indicaria quais pacientes serão ou

não prováveis beneficiários de uma

determinada terapêutica específica.

O câncer de mama é um tumor que se desenvolve muito lentamente, com isso é possível detectar de forma precoce. A duplicação celular demora em media 100 dias para ocorrer, assim ele leva 8 anos para chegar em 1 cm de diâmetro.

Para o diagnostico é muito importante levarmos em consideração o Exame Clinico de Mama (ECM), pois ele é o exame realizado através da palpação, tanto nas axilas quanto nas mamas, pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com