TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dislipidemia - o que fazer

Por:   •  8/10/2015  •  Abstract  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 2

Dislipidemia – o que fazer?

A dislipidemia nem sempre apresenta sintomas e nem sempre pode ser prevenida, pois pode ser de origem genética, podendo aparecer em qualquer fase da vida.

Portanto é importante que sejam feitas consultas periódicas ao médico, o qual solicitará exames de sangue determinando as dosagens de colesterol e triglicérides detectando ou não a presença de dislipidemia. O médico avaliará também as condições antropométricas da pessoa (peso, medidas e consumo alimentar) juntamente com os fatores de risco.

Obs.: o tratamento de crianças e adolescentes pode ser realizado juntamente com o pediatra e nutricionista.

Também devem ser relatados ao médico sintomas que podem indicar aterosclerose, como dores no peito, nas pernas ou dormência; falta de ar, fraqueza ou fadiga frequentes.

Esse exame é indispensável para aqueles indivíduos que passaram por um infarto ou derrame, que tem diabetes, com hipertensão arterial, tabagismo ou obesidade.  

De posse dos resultados o médico recomendará uma mudança de estilo de vida: dieta adequada, prática regular de atividades físicas e abandono do tabagismo. Se necessário também o uso de medicamentos. Esse tratamento deve ser realizado todos os dias tanto para reduzir os valores de colesterol e triglicérides quanto para prevenir a aterosclerose.

Tratamentos – Mudança de estilo de Vida e Fármacos

  1. Dieta: comer alimentos com baixo teor de gordura saturada, trans e colesterol visando o aumento de colesterol “bom” e redução/manutenção de peso adequado.

Evitar ou reduzir consumo de: carnes gordas (bovina, suína, aves); embutidos (salsicha, linguiça, bacon, presunto salame, mortadela, vísceras); frutos do mar (marisco, polvo, caviar, lula, camarão, lagosta); leite integral e seus derivados (queijos amarelos, creme de leite, requeijão, iogurtes); gordura de origem animal (manteiga, banha, toucinho, torresmo) e vegetal (margarina, óleo de dendê e coco); alimentos fritos; produtos industrializados; gema de ovo; produtos doces (mel, chocolate, sorvete, confeitos); bebidas alcoólicas.

Pessoas com nível elevado de triglicérides devem reduzir o consumo de carboidratos e farinhas refinadas (massas, biscoitos, cereais açucarados, arroz branco, batatas).

Consumir preferencialmente: vegetais crus e cozidos; frutas; verduras; carnes magras (peixes e frango sem pele); cereais, água (beber pelo menos dois litros por dia).

  1. Atividade física aeróbica moderada como: musculação, aeróbica, caminhada, pedalada ou corrida. Deve ser realizada no mínimo durante 30minutos e ao menos quatro vezes por semana, para redução de peso, colesterol e triglicérides. Combater o sedentarismo.

  1. Abandono do tabagismo e moderação no consumo de bebidas alcoólicas.

Quando a mudança do estilo de vida não surte os efeitos necessários e em virtude de outros riscos o médico pode receitar o uso de medicamentos, conforme o quadro clínico apresentado pelo paciente: colestiramina (resina sequestrante de ácidos biliares); ezetimiba/estatinas (atorvastatina, fluvastatina, lovastatina, pravastatina, sinvastatina); ácido nicotínico; Fibratos (bezafibrato, ciprofibrato, clofibrato, etofibrato, fenofibrato, gemfibrozil).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com