TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Sistema Nervoso Central Traumatismo Crâniencefálico

Por:   •  3/5/2015  •  Abstract  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 4

Doenças Sistema Nervoso Central

Traumatismo Crâniencefálico

O Traumatismo Crâniencefálico (TCE) é uma lesão (trauma) que causa comprometimento funcional no couro cabeludo, crânio, meninges e encéfalo.

O TCE ocorre associado a lesões traumáticas bucomaxilofaciais, o paciente que sofrer o traumatismo do maciço facial também deve ser avaliado neurologicamente.

No caso de haver um traumatismo, o crânio e o seu conjunto podem se encontrar parados ou em movimento, e podem ser classificados em dois tipos de efeitos traumáticos: o impacto direto e o efeito aceleração-desaceleração, também denominado efeito inercial.

A combinação dos efeitos traumáticos pode ser causado no segmento cefálico por diversos mecanismos como: causar lesões através do próprio impacto direto (golpe), o contragolpe, responsável por lesões diametralmente opostas ao local do traumatismo causado pelo deslocamento encefálico que ocasionará estiramento e lacerações vasculares.

Os locais que sofrem maior atrito e impacto interno são os assoalhos das fossas temporais e frontais, as asas maior e menor do osso esfenoide, o clivo, a porção petrosa do osso temporal, a foice e o bordo livre do tentório, elas se chocam com as estruturas vasculares e nervosas.

Os mecanismos de lesões causam: lesões neurotraumáticas, focais (hematomas extracerebrais, contusões axonal difusa, hemorragias profundas devidas ao inchaço, lesões anóxicas, inchaço pós- traumático.

Epilepsia

É uma doença neurológica crônica podendo ser progressiva com relação aos distúrbios cognitivos, frequência e gravidade dos eventos críticos.

Para a epilepsia ser diagnosticada é necessário que a pessoa tenha sofrido a crise epiléptica duas ou mais vezes nos últimos 12 meses sem evidências de insultos agudos como febre, ingestão de álcool ou intoxicação por drogas ou abstinência.

O distúrbio neurológico pode variar de acordo com a idade, sexo, raça, tipo de síndrome epiléptica e condição socioeconômica.

A epilepsia conhecida também por convulsão, é caracterizada por um estado de hiperatividade dos neurônios e circuitos cerebrais, capazes de gerar descargas elétricas sincrônicas anormais, as crises variam entre isoladas ou mais graves.

A epilepsia é dividida em dois grupos: crises parciais (disfunção temporária de uma pequena parte do cérebro), e generalizadas (disfunção envolvendo dois hemisférios do cérebro).

A pessoa epiléptica pode desenvolver ansiedade, cansaço, verminose como neurocisticercose, privação do sono, entre outros.

Se não tratada a epilepsia ou não for feito tratamento adequado o paciente poderá ter as seguintes complicações: hipertensão arterial, hipoglicemia, acidose metabólica, falência renal, edema cerebral e outros.

Doenças Sistema Nervoso Periférico

Paralisia Facial

É a perca dos movimentos da face causada por problemas nos nervos.

Os músculos faciais ficam fracos e flácidos.

Geralmente ocorre em um lado do rosto e pode ter inúmeras causas.

A paralisia facial pode ocorrer de repente ou gradualmente durante anos, dependendo da causa pode durar pouco ou muito tempo. E alguns casos o rosto não volta ao normal, alguns procedimentos podem diminuir os efeitos.

A paralisia facial pode ser causada por diversos motivos, quando é uma perda gradual é devido a um tumor na cabeça ou pescoço.

Nos casos de uma perda repentina pode ser: Paralisia de Bell, é o tipo mais comum de paralisia facial, infecção ou inflamação no nervo facial, trauma, infarto e outros.

Em recém-nascidos a paralisia facial pode ocorrer por algumas síndromes congênitas, como a síndrome de Moebius e a de Melkersson- Rosenthal.

Obter doenças crônicas, autoimunes ou infecções virais no rosto podem contribuir para o surgimento da paralisia facial.

No caso da paralisia de Bell, mulheres grávidas (especialmente durante o terceiro trimestre) e mulheres que deram a luz a pouco tempo são mais prováveis á contrair a doença.

A paralisia facial causa muitos incômodos e prejuízos estéticos causado pela paralisia facial, alguns sintomas são: dor na face, cabeça e ouvidos, dificuldades para falar e comer, espasmos e etc.

Doença de Charcot

A doença de Charcot-Marie-Tooth é um conjunto de desordens progressivas que afeta os nervos periféricos, torna-se aparente na adolescência ou no começo da idade adulta. Os sintomas variam de pessoa para pessoa.

A maior parte das pessoas afetadas sofre alteração física moderada. Pequena porcentagem apresenta fraqueza entre outros problemas, à expectativa de vida do individuo não é alterada na maioria das vezes.

No início a pessoa pode apresentar os seguintes sintomas: dificuldade de equilíbrio, fraqueza muscular (principalmente nos pés) e falta de jeito (individuo desajeitado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com