TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FISIOTERAPIA

Por:   •  2/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.952 Palavras (8 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 8

LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

FISIOTERAPIA

[pic 1][pic 2]

[pic 3]


LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

FISIOTERAPIA

 LAUREATE   INTERNATIONAL   UNIVERSITIES[pic 4]

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

FISIOTERAPIA

[pic 5]

Relatório de Estágio Curricular apresentado ao Curso de Fisioterapia como parte dos requisitos necessários ao cumprimento de Estágio Curricular, sob a orientação da Preceptora Mônica Araújo, Campo de Estágio Fundação de apoio às instituições de proteção a pessoa portadora de deficiência (FADA).

[pic 6]


RESUMO

Este primeiro ciclo do estágio curricular obrigatório realizado na Fundação de Apoio às Instituições de Proteção à Pessoas Portadoras de Deficiência (FADA), trata-se de uma instituição filantrópica que atende pacientes de 0 a 12 anos com patologias neurológicas. As crianças têm o cuidado de uma equipe multidisciplinar composta por: fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e serviço social, contando com diversos mobiliários terapêuticos, equipamentos cinesioterapêuticos e brinquedos lúdicos. A maior parte dos pacientes são encefalopatas, com alguns outros comprometimentos, déficits e disfunções associadas. Nesse estágio houve a oportunidade de colocar em prática todo aprendizado adquirido na formação acadêmica até os dias atuais, tendo como prática desde a avaliação até o plano de tratamento de cada um dos pacientes.

                                                                        [pic 7][pic 8][pic 9]

                                                                                        [pic 10]

Sumário

  1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................05
  2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE E DA EMPRESA.................06
  3. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................06
  4. CONCLUSÃO.............................................................................................................09
  5. REFERÊNCIAS..........................................................................................................10


  1. INTRODUÇÃO

        O primeiro ciclo do estágio curricular obrigatório foi realizado na Fundação de apoio às instituições de proteção a pessoa portadora de deficiência (FADA), localizado na Avenida João Valério, nº 88, bairro Nossa Senhora das Graças. Estágio Ambulatorial na área de Fisioterapia Neuropediátrica, sendo orientado pela preceptora Mônica Araújo, de segunda a sexta-feira das 07:30 às 11:30 horas, no período de 11/04/2018 a 07/05/2018. A FADA recebe para atendimento crianças especiais, na faixa etária entre 0 a 12 anos. A estrutura da sala de fisioterapia conta com diversos recursos cinesioterapêuticos como espaldar, escada de canto, rampa progressiva, barra paralela, prancha proprioceptiva, cama elástica, disco proprioceptivo, bolas terapêuticas, feijão terapêutico, rampa de alongamento, balancim, halteres e caneleiras, faixa elástica, tatames, colchonetes e brinquedos lúdicos. No primeiro dia de estágio, dia 11/04/2018, tivemos nossos primeiros pacientes, aonde foi iniciado a ficha de avaliação dos mesmos por um período de aproximadamente 40 minutos por paciente, coletamos as informações desde a gestação até os dias atuais, que são necessárias para a anamnese e iniciamos alguns testes e avaliações do exame físico; nesse momento, verificamos aqueles pacientes mais comprometidos e que necessitavam de uma intervenção imediata para iniciar o tratamento, nesses pacientes foram feitas as mobilizações articulares e alongamentos passivos. Nas demais sessões dos pacientes foram finalizadas todas as etapas da ficha de avaliação, terminado o exame físico geral e específico e iniciado algumas condutas fisioterapêuticas. Durante o percorrer do estágio, tivemos aulas quanto ao diagnóstico cinesiológico funcional e como traçar os objetivos e as condutas fisioterapêuticas dos pacientes e assim foi feito, cada paciente apresenta uma particularidade, comprometimentos, déficits e disfunções específicas. Para cada atendimento era dado o tempo de aproximadamente 30 minutos e depois aproximadamente 15 minutos para preencher a ficha de evolução, que é aonde registramos todos os dados de como encontramos o paciente e como entregamos, incluindo todas as condutas e relatando se houve alguma intercorrência durante o atendimento.

Neste campo a maioria dos pacientes eram encefalopatas, ou seja, possuem Encefalopatia Crônica Não Progressiva da Infância (ECNPI), porém, como dito anteriormente, cada paciente com seu grau de comprometimento, apresentando diferentes déficits e disfunções.

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE E DA EMPRESA

Identificação do Estudante:

Nome: Patrício Wallace Ferreira de Souza

Endereço completo: Rua Marte, Cidade Nova, n114.

E-mail: pwallace.souza50@gmail.com

Turma Atual: FIM09S1.

Ano e Semestre provável de término de curso: 2018/2.

Identificação do Campo de estágio:

Nome: Fundação de Apoio às Instituições de Proteção à Pessoa Portadora de Deficiência (FADA)

Endereço completo: Avenida João Valério, nº 88, bairro Nossa Senhora das Graças.

Ramo de Atividade: Fisioterapia Neuropediátrica.

Organização da Empresa: Filantrópica.

Nome do preceptor: Mônica Araújo.

  1. DESENVOLVIMENTO

A Síndrome de Moebius (SM) trata-se de uma paralisia congênita e não progressiva dos VI (abducente) e VII (facial) pares de nervos cranianos (NC), geralmente acomete o indivíduo bilateralmente, caracterizada pela falta de expressão facial e estrabismo convergente. Em alguns casos, também pode-se evoluir com outros comprometimentos, como: ptose palpebral, estrabismo divergente, surdez, disfagia, disfonia e atrofia da língua. Esses comprometimentos podem apresentar-se uni ou bilateralmente. Podem ocorrer também distúrbios musculoesqueléticos, como por exemplo: pés tortos congênitos, Síndrome de Polland, dentre outros distúrbios menos comuns. (FONTENELLE, et al., 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (178.7 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com