TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginástica laboral

Por:   •  28/3/2016  •  Seminário  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 9

                                      Introdução

A ginástica laboral (GL) é um programa de qualidade de vida no trabalho, de promoção a saúde e lazer antes,durante e depois do expediente de trabalho.

E é também considerada programa de atividades físicas planejadas que visam à prevenção de lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).

                       

                      Historia

A ginástica laboral, não é uma atividade nova, surgiu em 1925, como uma ginástica para operários.

Teve inicio na Polônia, depois na Holanda, Rússia, Bélgica, Alemanha, Alemanha oriental, e em outros Países ao mesmo tempo e na mesma época.

No Japão a GL começava no inicio do expediente com os trabalhadores do correio.

Segundo Lima a GL consolidou em 1928, como ginástica pelo radio, foi adotada como uma pratica diária por empresas e escolas, visando à descontração e ao cultivo da saúde.

 Após a Segunda guerra mundial, o programa se espalhou por todos os Países e hoje um terço dos trabalhadores japoneses se exercitam nos pátios das fabricas.

Nos anos 60, países como França, Bélgica e Suécia também adotaram a GL, no Brasil a GL foi introduzida em 1969.

Atualmente a GL é considerada ferramenta de potencial forte com objetivo de humanizar o meio empresarial e prevenir doenças nos funcionários.

                 

  Definição

A Ginástica Laboral é uma atividade física educativa que tem o objetivo de manter a saúde dos funcionários de determinado local de trabalho através de exercícios físicos direcionados para aquela atividade profissional e feitos durante o expediente. Levando em conta que 70 A 80% das pessoas praticam menos atividades que o ideal; e isso reflete nas condições produtivas e sócias da força de trabalhos gerando afastamentos e gastos da saúde para empresas e para o governo.

A ginástica laboral é planejada e aplicada no ambiente de trabalho antes, durante ou depois do expediente de trabalho.

 A GL busca criar um espaço no qual os trabalhadores, por livre e espontânea vontade participam dos exercícios.

Por se tratar de uma atividade no trabalho, serve para quebrar o ritmo da tarefa que o trabalhador desempenha.

 Por ser uma ginástica global, a GL trabalha o cérebro, a mente, o corpo e estimula o conhecimento corporal.

A GL além de manter a capacidade de ADM que a pessoa tem naturalmente, visa recuperar a ADM que foi perdida.

               

                   Objetivos:

O principal objetivo da GL é a prevenção das doenças que o trabalho repetitivo e estressante pode acarretar nos trabalhadores.

Porém visa também:

  • Melhorar a postura
  • Aumentar à resistência a fadiga
  • Promover o bem estar
  • Diminuir estresse
  • Aumentar a qualidade de vida no trabalho

           

Classificação da ginástica laboral

                 

                    Ginástica laboral preparatória

A ginástica laboral preparatória (GLP) é ministrada no começo do expediente do turno em que o empregado trabalha. Ou seja, no início do turno da manhã, da tarde ou da noite; normalmente, é realizada no posto de trabalho, após o rápido ritual de entrada, como passar o cartão de ponto, trocar de roupa etc. A GLP ministrada no horário da manhã possui o objetivo principal de despertar os trabalhadores.

A GLP classificada quanto ao objetivo de execução consiste em uma série de exercícios físicos que prepara o trabalhador para atividades de velocidade, força ou resistência. Essa categoria da GL visa ao aquecimento e à preparação da musculatura e das articulações que serão utilizadas no trabalho, o que previne acidentes, distensões musculares e doenças ocupacionais.

Além disso, a GLP proporciona melhores condições físicas e mentais aos funcionários, pois os prepara pra reagirem aos estímulos externos, principalmente quando há risco de erro, de acidente ou necessidade de manuseio de equipamentos e máquinas que exijam muita atenção, velocidade, força e/ou muita repetição dos movimentos durante a execução das tarefas.

[pic 1]     [pic 2]

Ginástica laboral compensatória ou ginástica de pausa

É a ginástica aplicada no meio do expediente ou no horário de pico de fadiga. . Uma pausa ativa após 3 ou 4 horas do início do trabalho, em algumas empresas a GLC  é ministrada antes ou após o  maior intervalo do turno (almoço ou jantar). Assim, ela é a segunda na classificação de GL, conforme o horário e o objetivo de execução, para não haver contusões com as outras denominações ou classificações da GL.

Segundo objetivo de execução, a GLC visa a impedir que se instalem os vícios posturais das atividades de vida diária e do ambiente de trabalho. A GLC utiliza exercícios físicos que trabalham as musculaturas pouco solicitadas e relaxam aquelas que trabalham em demasia.

A GLC também objetiva a prevenção da fadiga. A pausa ativa deve utilizar atividades compensatórias específicas para cada setor da empresa, de acordo com as características do ambiente de trabalho. Os exercícios prescritos na GLC variam de acordo com as tarefas executadas pelo trabalhador e com as queixas de maior prevalência, sendo indicados para as pessoas que desenvolvem movimentos repetitivos, atividades com sobrecarga muscular ou estão submetidas a ambientes de trabalho considerados estressantes. Com isso, a GLC visa alcançar o equilíbrio físico e mental para a execução das tarefas, bem como diminuir as tensões musculares provocadas pelas posturas estáticas e unilaterais e a interromper a fadiga.

 A fadiga mental ou central é uma sensação subjetiva que pode ocorrer em ambientes com grandes cargas emocionais onde há sentimentos fortes, como raiva, medo, pressão temporal e excesso de responsabilidade pela segurança de pessoas e objetos, principalmente em trabalhadores suscetíveis ao estresse.

[pic 3] [pic 4]

Ginástica laboral relaxante

A ginástica laboral relaxante (GLR) é classificada somente conforme o horário de execução, pois é ministrada no fim do expediente e deve ser iniciada 10 a 15 minutos antes do término do expediente de trabalho. Indica-se esse tipo de ginastica para os trabalhadores que atendem ao público, como bancários e atendentes de informações ou do serviço de atendimento ao cliente (SAC). Esses trabalhadores necessitam relaxar o corpo e extravasar as tensões acumuladas nas regiões dorsal, cervical, lombar e plantar dos  pés e nos ombros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (455.8 Kb)   docx (283.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com