TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lesões no esporte

Por:   •  13/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

A evolução da tecnologia traz grandes benefícios para o desenvolvimento humano.

Porem traz também doenças relacionadas ao sedentarismo. Mas felizmente a evolução do esporte ajuda nas prevenções e nos tratamentos dos males dessas modernidades.

Quando a atividade física é bem orientada pode trazer vários benefícios para a população, já se a atividade for de muito impacto e força pode a vir ocorrer lesões, por isso é de suma importância ter uma equipe de reabilitação para que o atleta volte a treinar o quanto antes.

Prevenção de Lesões

Para qualquer esporte que será realizado é importante que faça uma avaliação previa para ver o treinamento ideal para cada pessoa para que não venha ocorrer lesões.

Podemos dar um exemplo de prevenção: Usar o tênis adequado de corrida que minimize o impacto é importante para que não ocorra microtraumatismos de repetições

Avaliação Medica

A avaliação começaria com a Anamnese focando na Queixa principal e na duração da dor. No mais perguntaria o de costume, desde quando ocorre a dor, e quando faz algo o que é, e o que piora ou melhora essa dor. Entre outras no final da anamnese já devemos estar com os principais dados do paciente para já saber qual seria a lesão do paciente.

A palpação seria outra avaliação que devemos realizar, pois com ela saberemos a localização de uma lesão (palpação dolorosa), também podemos usar os recursos de radiografia simples, tomografia, ultrassom e ressonância magnética.

E com muita atenção devemos por cada dados obtidos na avaliação clinica

PROPRIEDADES BIOMECÂNICAS DE TECIDO MOLE

Os tecidos moles é constituído de elasticidade e viscosidade, assim considerado viscoelasticos. A elasticidade é a capacidade do tecido de sofrer uma deformidade mediante a um esforço e volta ao seu "normal". A viscosidade refere-se ao aumento da resistência a movimentação do tecido; essa ação da viscosidade tecidual é fundamental para conter os movimentos de aceleração brusca.

A viscoelasticidade sofre com a variação da idade, temperatura tecidual, herança genética. Os mais jovens apresentam maior elasticidade tecidual, e aqueles que tem mais condicionamento físico por alongar seus músculos. Quanto a cicatrizes é muito importante na hora da reabilitação, observa-las, especialmente quando se trata de extensas áreas. O tecido cicatricial tende a ser menos elástico e fibroso e é menos adaptado aos movimentos complexos e rápidos.

FASES DE CICATRIZAÇÃO DOS TECIDOS MOLES E CORRELAÇÃO COM O PROCESSO DE REABILITAÇÃO

O processo de Reabilitação visa restabelecer a função que foi perdida causada por lesão tecidual, porém é importante respeitar as fases de cicatrização, que são três fases:

1- FASE AGUDA: Nessa fase haverá formação de edema, como resultado do processo hemorrágico, os sinais e sintomas inflamatórios dessa fase são: calor localizado, vermelhidão, dor e incapacidade funcional, edema, essa fase dura aproximadamente três dias.

2- FASE DE REPARAÇÃO TECIDUALPROLIFERATIVA: Nessa faz a reparação tecidual tem início durante as primeiras 24 horas após a lesão e se intensifica a partir do terceiro dia. Nessa fase haverá aumento da síntese de fibroblastos nos tecidos lesados, que tem como função sintetizar fibras colágenas. A remoção de células mortas e coágulos sanguíneos, realizadas pelos macrógrafos também está intensificada. Essa fase dura aproximadamente três semanas.

3- FASE DE REMODULAÇÃO TECIDUAL CICATRICIAL: Nesta fase a área traumatizada está em processo pleno de cicatrização e os sintomas clínicos estão bastante diminuídos. A capacidade de resistência tecidual aumentara proporcionalmente o realinhamento das linhas de tecido fibroso e o deposito de fibras colágenas e elásticas, ocasionando sustentabilidade e elasticidade. Essa fase tem duração de meses, podendo chegar a um ano nos casos de lesão ligamentar.

PROCESSO DE REABILITAÇÃO

Na fase inflamatória aguda, o processo de Reabilitação visa modular adequadamente o processo inflamatório, assim reduzindo a dor e a formação de edema, a região portanto deve ser imobilizada para o repouso local e prevenção de novos traumas. Um tratamento a ser utilizado é a crioterapia, pois ela contribui para a redução do processo hemorrágico, por sua ação vasoconstritora e analgésica, também é indicada a elevação da região afetada, para que ocorra drenagem pela força gravitacional e também posturas que promova relaxamento muscular. No processo inflamatório também é associado ao tratamento a ingestão de fármacos e analgésicos.

Esse conjunto de ações é conhecido como protocolo PRGCE : QUE É PROTEÇÃO, REPOUSO, GELO, COMPRESSÃO, ELEVAÇÃO.

Na fase proliferativa, o primordial é a administração do processo de reparação tecidual. Quando o processo inflamatório diminui, reduz também o edema e a dor local, os exercícios são aumentados e a movimentação ativa é iniciada. Na fase de remodulação do tecido, a proliferação celular de fibroblastos está na fase final reparatória.

Ordem cronológica dos objetivos a serem alcançados na reabilitação do atleta: Analgesia, amplitude articular de movimento, força muscular, propriocepção, resistência muscular, gesto esportivo, velocidade.

Modalidades terapêuticas

A modalidade trata-se sobre os diversos instrumentos da medicina física e de reabilitação para tratamentos de atletas, cada instrumento varia de acordo com o tipo de lesão (aguda subaguda e crônica).

Acupuntura aplicada a medicina do esporte

O esporte que são em nível de competição geralmente gera muitas lesões nos atletas, lesões no aparelho locomotor. O traumatismo direto e indireto e o uso excessivo (micro traumatismos de repetição que excedem a capacidade de recuperação tecidual), tudo isso causa alterações que se não tratadas rapidamente podem interferir na vida esportiva do atleta, a terapia nesse caso e eficaz para diminuir as lesões. A utilização dessa terapia tem o objetivo de fazer o atleta voltar a sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com