TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neuroanatomia

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS: Juliana Piranelli
Neuroanatômia
Assunto: Sistema nervoso central

Embriologia do sistema nervoso central:
A formação ( embriologia ) do sistema nervoso central se origina da placa neural, que seria um espessamento do ectoderme embrionário (ectoderme parte exterior de um embrião).
Está localizada acima da notocorda que tem a estrutura parecida a uma vareta, então dela e da mesoderme paraxial que é feita a formação da placa neural,dando origem ao sistema nervoso central. (Mesoderme paraxial é desenvolvida ao longo do eixo do embrião, formando somitos em volta da notocordia e do tubo neural,durante a chamada fase neurula.Através desses somitos que se dá origem ao esqueleto axial, e o esqueleto central,tecidos conectivos e músculos.
Conceitos e definição do sistema nervoso central:
O snc é o principal, fonte de tudo, ele é o responsável pelas nossas funções vitais, é dele que sai os comandos para o funcionamento do nosso corpo, ele que manda informações para outros sistemas para que possamos fazer exatamente qualquer movimento voluntário ou involuntário, entre muitas outras coisas.
Divisões,estrutura e funções:

O sistema nervoso tem uma divisão em duas partes '' Central, periférico ''.

No sistema nervoso central é encontrado estruturas denominadas de ,encéfalo,medula,cérebro,cerebelo,tronco encefálico,mesencéfalo, ponte e bulbo.

Embora seja o menor sistema,mais é o mais complexo de todos, pois é dele que sai todos os comandos para que funcione corretamente todos os sistemas de outros organismos do corpo humano.
Já no sistema nervoso periférico encontraremos,nervos,gânglios e terminações nervosas,ele tem por função reagir a estimulos do ambiente externo, ele se constitui de fibras motoras que recebem estimulos do snc que são conduzidas aos músculos.

Qual é a diferença desse sistema para outros?
O snc é o chamado de tomada de decisões é o mais importante e complexo de nossos sistemas pois é dele que sai nossos impulsos para qualquer função de nosso organismo.

Patologias que acometem o sistema nervoso central:
Esclereose multípla,eplepsia, alzheimer,parkison entre muitas outras.
Possibilidade de atuação do profissional frente as patologias (onde/como) ?

As técnicas de fisioterapia frente a essas patologia está relacionada frente a algum indivíduo que por alguma motivo tenha sido acometido por uma patologia e tenha afetado seu sistema central deixando assim sequelas em seu sistema locomotor, pode ser usadas técnicas manuais tanto quanto estimulações com aparelhagem,pode ser realizada em homecare clinicas, centros de especializações.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com