TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição do Envelhecimento

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 2

NUTRIÇÃO NO ENVELHECIMENTO

É possível retardar a senescência celular contribuindo para o estado ativo, através de uma boa alimentação para uma boa qualidade de vida.

Os fatores ligados ao envelhecimento alteração na expressão de genes, com uma boa alimentação pode-se modular os genes, diminuir danos ao DNA e outras estruturas biológicas induzidas por: encurtamento do telômero, diminuição da instabilidade genética dos gnomos mitocondrial e nuclear, e uma melhora na disfunção do sistema imunológico.

Poluição no ar e uma má alimentação produz radicais livres, onde pode provocar danos ou perdas celulares, para combater os radicais livres deve-se comer frutas e verduras diariamente.

As mudanças fisiológicas naturais do envelhecimento interferem no apetite e consumo e absorção de nutrientes.

Essa nutrição é essencial para a manutenção da qualidade de vida, porém durante o envelhecimento, os idosos têm uma modificação no paladar, olfato, visão, audição e tato. Como por exemplo a diminuição da sensibilidade no paladar ao doce e salgado e, também, o uso de medicamentos, comum a partir de uma idade mais avançada, causam uma secura no paladar, juntamente com a falta de dentes acarretam consequências significativas na hora da mastigação, pois comprometem a deglutição e eles acabam ingerindo de forma errada o ferro e outras vitaminas.

        No envelhecimento a perda da massa magra é progressiva e diversas funções são modificadas, como função pulmonar, diminuição imunidade e perda da função motora  

        As modificações dos hábitos alimentares em conjunto com a realização de atividades físicas tem grandes influencias sobre a qualidade e expectativa dos idosos, podendo reduzir ou retardar mudanças e doenças comuns nessa fase de vida.

FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA

MATÉRIA: GERIATRIA

PROFESSOR: DANIEL

CURSO: FISIOTERAPIA

ALUNO: GUILHERME TOMAZ DA ROCHA MARTINS

TURMA: 16M7A      TURNO: MANHÃ

RELÁTORIO SOBRE NUTRIÇÃO NO ENVELHECIMENTO

TERESINA

2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com