TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Cardiologia

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

Fisioterapia Cardiologia

Conceito:

A fisioterapia é a parte integrante e importante em todo o processo cardiológico, pois, atua em diferentes fases, tem se mostrado eficaz no tratramento de várias doenças cardiovasculares, atuando nos níveis de prevenção e reabilitação da função cardíaca, objetivando assim, alcançar e manter o controle dos sintomas da doença, com consequente melhoria na qualidade de vida do paciente. O programa é acompanhado por uma equipe multiprofissional, orientada pelo cardiologista do paciente, que passará para o Fisioterapeuta Cardiorrespiratório realizando atividades, já a intensidade e a frequência dependerá do estado clínico do paciente.

A doença coronariana é um tipo de doença cardíaca que causa um fornecimento inadequado de sangue ao músculo cardíaco. Ela também é conhecida como DAC. Hoje, a doença coronariana é a maior causa de morbidade e mortalidade em países da Europa e América do Norte. No Brasil, cerca de 30% óbitos ocorridos, tem as doenças cardiovasculares como responsáveis, sendo infarto agudo do miocárdio sua principal causa.

Ao passar do tempo, estudos comprovaram que o repouso prolongado no leito hospitar não resultavam progresso, e a atividade física promovia vantagens. Uma vez que o exercício físico pode aumentar a capacidade da função cardiovascular e diminuir a demanda de oxigênio miocárdio para um determinado nível de atividade física.

Atualmente, os pacientes que saem do leito hospitalar, retornam para casa 7 a 10 dias depois de disfunções do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e são orientados a permanecer realizando o recondicionamento físico em clínicas de fisioterapia ou ambulatórios. A Reabilitação Cardiaca (RC) foi também ampliada, realizando atividades educacionais com orientação dos pacientes e seus familiares em relação as doenças, aos hábitos de vida e fatores de risco, a inatividade física, o estresse, a alimentação e o hábito de fumar. Passou a envolver pacientes com outras cardiopatias, como aqueles em recuperação de angioplastia coronariana ou cirurgia cardíaca.

Melhorando e prevenindo as possíveis complicações do infarto ou da cirurgia, promovendo a readaptação do paciente as atividades físicas básicas, mentais e sociais. Capacidade funcional, além da redução de frequência cardíaca e a pressão arterial.

O sucesso da reabilitação do paciente depende de mudanças ocorridas nos hábitos de vida e na maior autonomia alcançada para a realização de atividades físicas. Se as atividades são realizadas de maneira segura e eficaz, os pacientes apresentam uma maior chance de retornar as atividades habituais, sociais ou relacionadas ao trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com