TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO FIISIOTERAPIA HOSPITALAR

Por:   •  24/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

CASO CLINICO

Paciente A.T.S, 51 anos, hipertenso, tabagista há 30 anos. Foi encaminhado a Unidade de Terapia Intensiva com um quadro de IRpA, em máscara de reservatório a 15 l/min. Ao chegar foi colocado em Ventilação Não Invasiva, porém não obteve resposta e acabou sendo entubado, com os seguintes parâmetros FiO2 70%; PEEP 8; FR 15; PC 12; Tins 1,0.

Raio X: Hipertransparência pulmonar, diminuição da trama vascular, retificação do diafragma.

Gasometria Arterial: PH 7,28; PaO2 71 mmhg; PCO2 63; HCO3 35 mmol/l; SatO2 90%.

AR: MV + com presença de ronco em ápices bilaterais e diminuído em bases bilaterais.

  1. Com base nas caracterisicas evidenciadas acima qual a provável patologia primária que levou o paciente ao quadro de IRpA? Explique a sua fisiopatologia

A fisiopatologia do Enfisema pulmonar se dá por dois mecanismos, sendo um de fragilidade estrutural que é provocada por um aumento de elastólise e também pela obstrução de vias aéreas provocadas por perda de sustentação ou por alterações inflamatórias. Um dos fatores que podem levar ao quadro de enfisema pulmonar, é o tabagismo além de produtos inalados como cloreto de cádmio, óxidos de nitrogênio e fosfigênio. Sua fisiopatologia se caracteriza ainda pela dilatação dos espaços aéreos (alveolares). Podendo comprometer toda a parte respiratória dos pulmões. Também ocorre a destruição das paredes dos alvéolos, redução da vasculatura pulmonar (principalmente do leito capilar).

  1. Laude a gasometria arterial e relate quais parâmetros no ventilador seriam alterados, para corrigir a gasometria.

acidose respiratória em compensação com hipoxemia

P/F 110

Distúrbio de Oxigenação.

Distúrbio de Ventilação.

FiO2: 90%

PEEP: 10

FR: 14

Tins: 0,8

  1. Descreva as condutas fisioterapêuticas e explique o porquê de cada técnica que será realizada no tratamento desse paciente (1,0).

Para o tratamento desse paciente, será usada a técnica de bag squeezing (utilização do ambu associado a vibrocompressão toracica em ápice para terço médio)

Manobra de PEEP/ZEEP para auxiliar na redistribuição de ar pelos alvéolos, além de aumentar a passagem de ar pelas suas vias aéreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com