TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DE ARTIGO DE CRIOTERAPIA

Por:   •  15/3/2021  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo: APARELHO LOCOMOTOR NO EXERCÍCIO E NO ESPORTE

Variação de temperatura do músculo quadríceps femoral exposto a duas modalidades de crioterapia por meio de termografia

Autores:Alberito Rodrigo de Carvalho; Daiane Lazzeri de Medeiros; Francieli Tibes de Souza; Grazieli Francine de Paula; Patrícia Mantovani Barbosa; Paula Renata Olegini Vasconcellos; Márcia Rosângela Buzanello; Gladson Ricardo Flor Bertolini

Revista publicada:Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Rev Bras Med Esporte vol.18 no.2 São Paulo Mar./Apr. 2012

Referência:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-86922012000200009&script=sci_arttext

RESENHA

Crioterapia é um recurso fisioterapêutico utilizado desde a Grécia antiga, mas que atualmente existem várias modalidades na fisioterapia como uso de sacos com gelo, pacotes contendo mistura de gelo e água, imersão em água gelada entre outros. Visando sempre o resfriamento tecidual, analgesia local, diminuição do edema, redução do processo inflamatório, do fluxo sanguíneo, da taxa metabólica intramuscular, da velocidade de condução nervosa e minimização dos danos teciduais ocasionados pela hipóxia.

No estudo participaram jovens de 18 a 25 anos de ambos os sexos que não apresentavam doenças sistêmicas, vasculares e do aparelho locomotor ou que tivessem hipersensibilidade ao frio. Foram aplicadas duas modalidades de crioterapia, uma com gelo no quadríceps femoral esquerdo e outra possuindo gelo e água no quadríceps femoral direito ambos nos membros inferiores. As aplicações foram simultaneamente realizadas com a duração de 15 minutos, foram realizadas no Laboratório de Estudo das Lesões e Recursos Fisioterapêuticos da Clínica de Fisioterapia da Unioeste. Para a análise da termografia foi utilizado um termógrafo de câmera infravermelha portátil, que disponibilizou a temperatura em graus celsius para a mensura da temperatura superficial dos músculos do quadríceps.

Como resultado foram obtidos as variações de temperatura que indicaram que a modalidade que continha gelo e água induziu um resfriamento mais baixo do que a somente com gelo. Concluindo assim que, clinicamente há diferença entre aplicações de crioterapia contendo somente gelo e gelo e água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com