TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais as indicações do Raio – x de tórax?

Por:   •  24/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  2.073 Visualizações

Página 1 de 2

1 Quais as indicações do Raio – x de tórax?

A radiografia de tórax tem duas funções principais: descobrir e orientar na busca de um diagnóstico para o paciente.

A radiografiade tórax é um dos procedimentos diagnósticos mais solicitados, tanto em pacientes hospitalizados quanto nos pacientes de consultório. É uma das técnicas mais baratas, rápidas, fáceis de realizar e que brindam informação inicial suficiente e muitas vezes definitiva ao médico solicitante. Além disso, sua versatilidade está na possibilidade de efetuar o procedimento com equipamentos portáteis, deslocados para o local que se encontre o paciente.

2) Quais as incidências de rotina para o raio- x de tórax? Por que essas são as incidências de escolha?

Existem incidências básicas e especiais: Básicas - PA e Lateral; Especiais - AP em decúbito dorsal ou posição semi-ortostática, decúbito lateral, AP Lordótica, Oblíqua anterior e Oblíqua posterior. As radiografias apresentam informações de objetos tridimensionais em um plano bidimensional; portanto, é comum utilizar no mínimo duas incidências diferentes para o estudo adequado da estrutura. Por exemplo, em posição anteroposterior ou postero - anterior e em lateral. A escolha correta de tais incidências é feita de acordo com as condições do usuário. Para formar imagens de qualidade é fundamental que o técnico em radiologia instrua corretamente o usuário sobre a respiração durante a exposição aos Raios X. Cada posicionamento/incidência descreve o método correto de respiração a ser aplicado para essa finalidade

3) O que é possível visualizar nas incidências em perfil e PA de tórax ?

Um posicionamento correto para a incidência PA de tórax apresenta uma imagem com ausência de rotação e movimentos do usuário, a visualização do campo pleuropulmonar entre o 10° a 11° costelas posteriores, a visualização dos vasos retrocardíacos e margens de colimação nos quatro lados da imagem. A radiografia PA de tórax permite observar as seguintes estruturas: pulmões, ápices pulmonares, brônquios, coração, diafragma, grandes vasos, caixa torácica, ângulo costofrênico e traquéia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com