TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  16/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO VISITA TÉCNICA HOSPITAL PEDRO FONTES

No dia 15 de junho a turma de fisioterapia fez uma visita ao hospital Dr. Pedro Fontes, em Cariacica, no qual habita pacientes que foram diagnosticados com hanseníase. Na década de 70 até 80 o local funcionava como hospital, e as pessoas que eram diagnosticadas com a doença, precisavam ser levadas a força para esse local e viver em isolamento, assim perdia contato com os parentes.

A Hanseníase que antigamente era conhecida como lepra, é uma doença infecto contagiosa e pode ser transmitida através de vias aéreas superiores, e por contato constante com pessoas infectadas. Sua fase de encubação é de 2 a 7 anos, homem ou mulher de todas as idades estão sujeitos há se contaminar. A condições sociais influencia muito para ocasionar a doença.

O diagnóstico é lesões cutâneas com alteração de sensibilidade, ou seja, a pessoa não consegue sentir toques, não sente que queimou caso seja no lugar afetado, perde a sensibilidade nas palmas das mãos e plantas nos pés, aparece manchas claras ou vermelhas na pele que não coçam e não doem.

Antigamente a doença era desconhecida, e havia um pânico da população que preferiam manter distância e gerava preconceitos. Com isso o governo achou melhor fazer tal isolamento para não causar mais constrangimentos, assim as pessoas eram obrigadas irem para o lugar e largar tudo que tinha, alguns tinha nem como avisar parentes que estava sendo levados para o hospital. Eles recebiam os cuidados necessários de enfermeiros, mas como muitos tinham medo do local eram poucas pessoas que habilitavam em ser voluntários, então eles acabavam cuidado uns dos outros. Por volta de 600 hansenianos moravam na vila logo no começo do descobrimento da doença.

Não se sabe ao certo, mas contaram que as pessoas que tinham filhos eram separadas deles e as crianças levadas para o educandário, e também havia uma barreira entre os doentes e a população, eles podiam receber visitas, mas eram raras, era concebido o direito de vê-los apenas em datas comemorativas. O pais só poderiam ter contato com as crianças de 15 em 15 dias ou até mesmo depois de meses. As pessoas que tentavam fugir podiam ser presas, pois eles apresentavam riscos há sociedade, por que como antes não haviam encontrado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com