TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema SUS

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

É irrefutável que à vida é o bem mais valioso e importante de todo e qualquer ser humano. E Para que todo e qualquer ser humano possa usufruir de uma melhor qualidade de vida, é sem duvida indispensável que este tenha acesso irrestrito à saúde.

E todos os brasileiros, do mais pobre ao mais rico, tem direito a um tratamento de saúde integral e totalmente gratuito.

Porém a realidade é muito diferente do que está na carta dos direitos dos usuários da saúde. A maioria das pessoas não conhece seus direitos na saúde pública, e o governo  não faz nada para que o povo tenha esse conhecimento, pois quanto menos pessoas souberem, mais fácil fica para o governo fazer o que quer.

O descaso com a saúde é muito grande. Há atrasos, fahas e demora nos atendimentos. Alguns pálidos, febris e com fortes dores pelo corpo se angustiam enquanto aguardam sua vez.

Revoltada. "Você pode ser, tratado mal, você pode ser deixado num banco esperando horas e eles não estão nem aí", diz Gláucia Bonifácio. Uma espera que parece não ter fim.

"De dez horas da manhã até agora, são mais de dez horas esperando", diz Francisco Humberto.

Não é só esperar atendimento em um hospital público que é difícil, estar internado também é!

Para o promotor de justiça, Jairo Bisol, o problema é de gestão. "Não creio que há uma má  gestão por incompetência, eu creio que há uma má gestão por estratégia política de desconstrução do sistema público, tendo em vista que os próprios gestores estão comprometidos com a ideia de que o caminho é a privatização", afirma.

A saúde pública no Brasil é uma questão que necessita de mais atenção dos órgãos competentes. A realidade nos mostra um país desestabilizado onde as políticas públicas são incoerentes e desrespeitam a sociedade. É vergonhoso ver nossas crianças e idosos morrendo em corredores dos hospitais públicos; ora por falta de atendimento, ora por falta de remédios. Outro aspecto relevante desse “quadro negro” brasileiro é em relação às greves que assolam cada vez mais o povo oprimido, que luta constantemente por uma vaga nos postos de saúde.

Os profissionais da área chegam ao ponto de se ferem obrigados a parar suas atividades justamente para reivindicar do governo, melhores condições de trabalho e até mesmo reajuste salarial. Estamos diante de uma situação onde a vítima desse caos público somos nada mais, nada menos que nós mesmo, ou do povo oprimido? Uma reforma administrativa é essencial. Outros problemas que afligem a saúde dos brasileiros são inumeráveis. A falta de estrutura e a super lotação dos postos de saúde e hospitais públicos são dilemas que necessitam ser revistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com