TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho como forma de constituição de nota do bimestre

Por:   •  13/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

EDUCAÇÃO FISICA

COGNITIVAS DE INTERAÇÃO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2018

CAIO HENRRIQUE DE OLIVEIRA D213865

FÁBIO BICALHO JUNIOR D372EC5

FELLIPE VARGAS KLEIN N208CE5

JOAO FELIPE M RIBEIRO D373JH9

LUCAS DA SILVA GOMES D395i7

NICOLAS MATHEUS SIQUEIRA N118eb6

COGNITIVAS NO FUTEBOL

Trabalho solicitado pelo professor Paulo Sávio da disciplina de futebol do curso de educação física da universidade paulista UNIP

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2018

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar as capacidades cognitivas do futebol, explicando sobre a compreensão, análise, criatividade, tomada de decisão e antecipação. Assim explicando da melhor forma e melhor maneira para ser executado que seja em um local de treino ou colocando em prática no jogo. Sempre aprimorando esses desenvolvimentos cognitivos para ter uma prática melhor nos jogos e assim aperfeiçoando essas habilidades para que o jogador possa estar habituado em campo.

O contexto que se encontra apresentado aqui, é para que possa desenvolver melhor a cada treinamento e compreendendo, analisando, criando, tomando decisões e sabendo quando possa se antecipar em uma jogada ou não com a melhora de seu repertório motor

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2018


COMPREENSÃO

Antes de todos os aspectos é possível colocar a compreensão como uma das principais habilidades motoras, pois logo para começar a praticar é preciso compreender para saber como se faz, como se cria, como se joga, como se posiciona, como se comporta.

Para Renato Francisco Marques a compreensão do futebol se divide em saber o que são os jogos coletivos, objetivos limites de ação e como se deve atuar, haja vista que sem compreender as informações citadas, não é possível praticar o futebol.

Segundo Scaglia(2013), a partir do jogo, é necessário o entendimento do jogador para que execute seus movimentos, seja ele mais básicos como um chute na bola, como um drible de alto nível de dificuldade.

Com o desenvolvimento do futebol, seja técnico ou tático, é possível afirmar que a compreensão do jogo pode ajudar na formação não apenas do atleta mas na formação do cidadão, como por exemplo aspectos sociais, repertório motor,resolução de problemas, entre outros.

De acordo com o estudo feito a respeito de jogos com campo reduzido, se manipulando variáveis quanto a dimensão do campo, numero de jogadores, regras do jogo, presença ou não de goleiros, incentivo verbal, variações no numero de repetições e na razão esforço/recuperação podem gerar diferentes respostas no organismo do futebolista e consequentemente causar adaptações em magnitudes diferentes.

As atividades em campo reduzido tornam-se uma excelente opção para treinos, porque o numero de ações exigidas dos atletas aumentam, além de formarem o atleta com repertório de jogadas, situações, soluções mais “ricos”, tendo em vista que o numero de ações é maior do que em um jogo de grande dimensão.

Entretanto as afirmações sobre a importância da compreensão em um jogo de futebol consistem em ser a origem de todas as ações, pois não é possível buscar desenvolvimento, melhoria e aperfeiçoamento sem antes compreender o que irá fazer.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2018

CRIATIVIDADE

É corriqueiro ouvir-se em programas esportivos ou transmissões de partidas de futebol que o jogador mais criativo é o que possui maior repertório de dribles, porém segundo estudos feitos pela faculdade de desporte referente a importância da criatividade no futebol; “a criatividade é definida como a capacidade de produzir algo novo e apropriado[...] O jogador criativo joga e interpreta o jogo de forma original”(Horst Wein), ou seja, vai além de driblar o adversário de diversas formas.

Conforme dito acima, cada jogador tem uma forma de interpretar o jogo e isso traz a conclusão de que cada participante usa sua resolução para resolver problemas do jogo, porém a criatividade pode ser estimulada e se desenvolver com o passar do tempo, segundo André Cardoso em um estudo feito sobre criatividade no futebol (2007).

Tendo em mente a ideia cujo “ a criatividade e o inesperado estão relacionados a partir de ações ambíguas e simulações criar surpresas no adversário”(Garganta e Silva, 2000) e que o cérebro humano, na busca de rompimento com padrões e modelos já conhecidos, procura identificar novos objetos e informações(segundo estudo executado pela UFRJ) é possível definir que a criatividade do atleta não depende exclusivamente dele mas também da criatividade do trabalho de seu professor/treinador para apresentar o maior numero de situações e problemas e seu atleta resolver e criar soluções.

Atualmente o futebol encontra-se com estilo de jogo mais “mecânico”, ou seja, simples, repetitivo e objetivo, com isso a habilidade da criatividade se torna um diferencial, podendo decidir partidas e aumentar o nível da equipe. Contanto trona-se cada vez mais importante a criatividade ser estimulada pelos professores. Com treinos variados e diversas situações diferentes é possível qualificar o nível de criatividade motora, aumentando a qualificação do jogador.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2018

Tomada de decisão

O Treinamento em Espaço Reduzido é uma metodologia de treinamento no futebol cujas atividades compreendem uma transferência de componentes do jogo para atividades coletivas em um pequeno pedaço do campo. É uma proposta que busca potencializar os principais determinantes da performance do futebolista - criatividade e autonomia -, decorrente da inter-relação entre componentes estruturais do jogo e os estímulos que influenciam na performance do jogador. A repetição sistemática de ações técnicas desencadeadas pelas atividades dessa metodologia faz com que o jogador de futebol esteja em contato com a bola por repetidos e não padronizados momentos, estimulando o futebolista à assimilação do conhecimento sensório motor e sua manifestação sob a forma de técnica aplicada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com