TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Anatomia – I

Por:   •  18/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 7

Trabalho de Anatomia – I

  1. Definição: Anatomia palavra grega, significa cortar em partes, cortar de permeio, isto é: cortar separando, sem destruir os elementos, componentes. A palavra correspondente em português é dissecação. A anatomia é a parte da biologia que estuda a forma e a estrutura dos seres vivos. A anatomia do ente humano é denominada anatomia humana; existindo anatomias animais e vegetais.

Posição de estudo: De pé, com as mãos espalhadas, dedos unidos, palmas voltadas para frente, dedos dos pés para diante. Nesta posição ereta, podemos empregar dois tipos de planos.

Planos seccionais: é como se uma serra passasse pelo corpo em determinadas direções. Três planos são fundamentais: Sagital, frontal e transversal.

Planos tangenciais: Suponhamos, agora que o individuo em posição anatômica esteja dentro de um caixão de vidro. As seis paredes que constituem o caixão, representariam os planos tangenciais. Plano superior, inferior, anterior, posterior e planos laterais.

  1. Divisão da anatomia humana: O estudo da anatomia pode ser dividido nas seguintes nove partes fundamentais.
  1. Osteologia: que trata dos ossos.
  2. Sindesmologia ou artrologia: considera as junturas ou articulações, que são os meios de união dos ossos.
  3. Miologia: estuda os músculos, elementos ativos que, pela contração, movimentam os ossos através das articulações.
  4. Angiologia: coração e vasos ( artérias, veias e linfáticos ), que permitem a circulação do sangue – liquido que nutre todos os tecidos.
  5. Neuranatomia: que trata do sistema nervoso. É o sistema nervoso que determina a contração dos músculos e permite a percepção da sensibilidade como dor, calor, frio e tato e das sensações – visão, audição, olfato e gustação. No homem o sistema nervoso é ainda responsável pelas faculdades mentais.
  6. Estesiologia: tratam dos órgãos que se destinam a captação das sensações citadas no item anterior: olhos, orelhas (ouvidos), nariz e boca, além do tato.
  7. Esplancnologia: estuda as vísceras que se agrupam para o desempenho de uma determinada função como a fonação, digestão, respiração, genital e urinaria.
  8. Endocrinologia: que trata das glândulas sem ducto, que segregam hormônios, os quais são derramados diretamente na corrente sanguínea.
  9. Tegumento comum: Cútis e anexos.

  1. São órgãos esbranquiçados, muito duros que unindo-se uns aos outros, por intermédio das junturas ou articulações, constituem o esqueleto, serve de sustentáculo as partes moles, as vezes formam receptáculos que alojam e protegem elementos mais nobres e importantes como a caixa crônica, a caixa torácica ou cavidade orbital que contém os olhos.

Classificação dos ossos: Os ossos são classificados de acordo com sua forma em longos, curtos e planos.

  1. Os ossos são aqueles em que o comprimento predomina sobre a largura e espessura. Os ossos longos são constituídos por um corpo ou diáfise e duas extremidades ou epífise. Exemplo: fêmur, úmero, tíbia.
  2. Nos ossos curtos as três dimensões se equivalem. São os ossos mais ou menos cúbicos. Exemplo: ossos do carpo e do tarso.
  3. Os planos (chatos ou laminares) são finos; o comprimento e a largura predominam sobre a espessura. Exemplo: escápula, parietal.

  1. Ossos do Cíngulo do MMSS: É a clavícula e a escapula (omoplata). Ossos do Cíngulo do MMII: Ele é formado pelos ossos do quadril, um direito e outro esquerdo. Quando além dos dois ossos do quadril, consideramos também o sacro temos um anel ósseo volumoso e resistente que é a pelve óssea (bacia óssea).

  1. A coluna vertebral, considerada em seu conjunto, compreendendo além das vértebras, o sacro e o cóccix, apresenta-se como um estojo ósseo que contem no interior da medula espinhal.

Curvas fisiológicas: Cervical, torácica e lombar;

Curvas patológicas: Cifose, lordose e escoliose;

  1. Todas as vértebras apresentam sete elementos básicos, que são:
  1. Corpo: Representado por um segmento de cilindro, apresenta uma face superior e outra inferior.
  2. Forame: Situado por trás do corpo e limitado lateral e posteriormente por um arco ósseo, onde se encontram os outros elementos da vértebra.
  3. Processo espinhoso: É a parte do arco ósseo que se situa medialmente, por trás do forame vertebral. Dirige-se para trás sob a forma de longa espinha.
  4. Processo Transverso: São dois prolongamentos laterais, direito e esquerdo que se projetam transversalmente.
  5. Processos articulares: Em número de quatro, dois ascendentes ou superiores de dois descendentes ou inferiores, são saliências que se destinam a articulação das vértebras entre si.
  6. Laminas: São duas laminas uma direita e outra esquerda que ligam o processo espinhoso ou processo correspondente. As laminas são achatadas e quadriláteras e constituem a maior parte do arco ósseo.
  7. Pedículos: São as partes mais estreitas, que ligam o arco ósseo a parte póstero-lateral do corpo vertebral.

  1. Os ossos do tórax constitui uma caixa vasada, com uma abertura superior e outra inferior e lateralmente representada por um verdadeiro gradil. O tórax é constituído posteriormente pelas 12 vértebras torácicas, anteriormente pelo osso esterno e lateralmente por 12 pares de costelas.
  1. As costelas são divididas em verdadeiras e falsas. As verdadeiras, em numero de 7 pares, são as que se articulam com as bordas do esterno. As falsas, 5 pares, não se articulam com o esterno. Delas, os 3 pares superiores se prendem anteriormente ao 7º par, enquanto as duas últimas, mais curtas, terminam livremente para frente, e por isso são chamadas flutuantes.
  1. O osso do quadril, (osso ilíaco, osso pélvico, que também erroneamente foi chamado osso coxal). Como todos os demais ossos do membro inferior, é um osso par, pois temos um membro inferior direito e outro esquerdo.
  1. Carpo: é constituído por oito pequenos ossos considerados curtos, pois apresentam uma forma irregular cúbica. Escafoide, semilunar, piramidal e pisiforme. Trapézio, trapezoide, capitato e hamato.

Tarso: é constituído por sete ossos, considerados curtos, porém muito irregulares. Tálus, calcâneo, navicular, cuboide e 3 cuneiformes – lateral, intermédio e medial.

  1. A flexão e a extensão são realizadas no sentido anteroposterior ou seja de trás para diante ou de diante para trás. Na flexão, os eixos dos ossos se aproximam, tendendo para o ângulo agudo ( é o que comumente se chama de dobrar a articulação), enquanto na extensão os ossos se afastam.

A abdução e a adução são movimentos laterais de afastamento ou aproximação do plano sagital mediano do corpo. Na abdução, há o afastamento da linha mediana e na adução o retorno a posição primitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com