TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento de Infecções Ulcerosas na Fisioterapia

Por:   •  6/9/2021  •  Artigo  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

TRATAMENTO DE AFECÇÕES ULCEROSAS NA FISIOTERAPIA

(Laserterapia na cicatrização de úlceras)

Silva, B.C.A; Lourenço, K.F; Oliveira T.A.R; Rodrigues, F.M; Gonçalves, T.F; Oliveira B.S. Curso de Graduação em Fisioterapia – Universidade Brasil

Palavras chave: Lesões Cutâneas, Úlceras, Laser, Fototerapia, Cicatrização, Feridas Cutâneas.

Introdução

As ulcerações e as úlceras constituem lesões básicas em numerosas dermatoses. Devem ser consideradas em relação ao número, à forma, à profundidade, às bordas, à configuração, à cor, à secreção, à sensibilidade e à localização. Podem ser agudas, subagudas ou crônicas. Aquelas que progridem rapidamente em superfície denominam- se fagedênicas, as muito profundas, terebrantes.

Alguns autores estimam que aproximadamente 3% da população brasileira é portadora de algum tipo de lesão na pele. Sabendo que as úlceras venosas apresentam altos índices de acometimento não só no Brasil, mas também na população mundial, gastos com curativos, alta demanda ambulatorial e hospitalar, cicatrização lenta, além da carência de estudos com o uso do LED e do Laser; justifica-se então, a elaboração de um estudo cujo objetivo seja analisar, através de uma revisão narrativa da literatura, os efeitos do LED e Laser em úlceras venosas (MEYER, P. et. Al (3 ).

A fisioterapia atua na recuperação de tecidos orgânicos lesados, utilizando vários métodos e técnicas que visam, de modo geral, a melhorar o bem-estar físico e psíquico do indivíduo Dentre essas técnicas destaca-se o laser, que tem grande eficácia no processo cicatricial e cujo êxito se deve às respostas que induz nos tecidos, como redução do edema e diminuição do processo inflamatório(Baxter GD et al (1 ).

Desenvolvimento

O tratamento farmacológico é feito com medicações antissépticas locais, antibióticos, quando necessários, sedativos e analgésicos. Os vasodilatadores têm valor questionável. Correção da anemia ou insuficiência cardíaca, quando presentes. Repouso é útil, todavia, por motivos óbvios, a elevação dos membros e a aplicação da bota de Unna são absolutamente contraindicados. Casos de úlcera arterioscleróstica devem ser avaliados por angiologista e, nos mais graves, empregam-se simpatectomia, enxertos arteriais ou cirurgia. Simultaneamente, deve ser tratada a doença primitiva (RIVITTI, Evandro A et al (2 ).

A fisioterapia desempenha um papel importante no tratamento das úlceras e feridas abertas, através da utilização de recursos que promovem a aceleração


do processo de cicatrização. Dentre os recursos fisioterapêuticos, destaca-se a fototerapia, através do diodo emissor de luz (LED) e do Laser (amplificação da luz por emissão estimulada de radiação) de baixa potência (MEYER, P. et. Al (3 ). Para tratamento não farmacológico, o Laser de baixa potência, cuja luz se apresenta sob a forma de luz visível (vermelha) e invisível (infravermelha) também        possui        efeitos        anti-inflamatórios        e antimicrobianos e quando aplicado em um tecido lesionado, especificamente sob a forma de luz visível, gera efeitos bioestimulantes, através da proliferação de tecidos epiteliais, endoteliais e de vasos sanguíneos. Além disso, estimula a síntese de colágeno e aumenta a fagocitose exercida pelas células de defesa, acelerando o processo cicatricial (LINS et al., 2010 (5 ). Além disso, é considerado seguro, atérmico, atóxico, não-invasivo, e com um mínimo de efeitos colaterais (DOURADO et al., 2011 (4 ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com