TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tudo Sobre a Acupuntura

Por:   •  23/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.101 Palavras (9 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A acupuntura é uma tecnologia de intervenção em saúde que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usada isoladamente ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos.

Por exemplo o uso de calor proveniente da queima da moxa preparada a partir da erva artemísia (moxabustão), ventosas e massagens.

A Medicina tradicional Chinesa é constituída por um vasto campo de saberes, é uma prática milenar exercida há mais de 5.000 anos na China - idealizada dentro do contexto global da filosofia chinesa embasada no Taoísmo (tradição espiritual que propõe o retorno do homem a um estado de consciência e vida plena, Tao) e das concepções filosóficas e fisiológicas que norteiam a Medicina Tradicional Chinesa.

O diagnóstico na MTC, assim como em qualquer sistema médico, é um pré-requisito para a determinação do tratamento e visa compreender como o paciente se insere dentro do seu contexto de vida e de que maneira interage com os fatores que o cercam. Esta abordagem é a aplicação prática da filosofia chinesa que vê o ser humano (microcosmo) em constante interação com o mundo (macrocosmo). padrão de resposta de cada indivíduo, em dado momento, é categorizado em síndromes.

Os pontos de Acupuntura, estimulados corretamente, provocam a restauração do equilíbrio alterado no decorrer da enfermidade ou do desequilíbrio energético, fazendo com que o próprio corpo recupere seu equilíbrio orgânico funcional e promova a sua autocura.

Oferece um tratamento rápido e eficaz, sem efeitos colaterais e praticamente indolor, além de tornar-se famosa por tratar a dor.

DESENVOLVIMENTO

Definição da Acupuntura

O termo Acupuntura deriva do latim acus que significa agulha e pungere que significa puncionar, desta forma a Acupuntura visa à cura das patologias por meio do uso de agulhas inseridas em pontos específicos, chamados de acupuntos (SCOGNAMILLO-SZABÓ; BECHARA, 2001).

Portanto, o tratamento é uma modalidade terapêutica milenar que utiliza agulhas, moxas e outros instrumentos para estimular a liberação de substâncias químicas no organismo.

A inserção das agulhas de acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo.

A arte da acupuntura visa, através de sua técnica e procedimentos, a estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio, alcançando-se, assim, resultados terapêuticos (WEN,1985).

Dessa forma, a acupuntura é uma técnica terapêutica que vê o corpo como um campo energético que deve ser equilibrado e funcional, e a doença é vista como o desequilíbrio desta energia, o procedimento funciona fazendo com que o corpo produza seus próprios elementos para restaurar o equilíbrio. Assim, é o organismo que produz seu próprio “remédio”. A técnica é conhecida por sua capacidade de tratar doenças e promover saúde.

A acupuntura pode ser usada para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças como dor após extração de dente, gengivite ou faringite, sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite, como conjuntivite, catarata ou miopia em crianças, dor de cabeça ou enxaqueca, excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre ou diarreia, dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide e distúrbios de sono como insônia. Além destes problemas, a acupuntura pode também ser utilizada no tratamento de doenças e distúrbios emocionais como ansiedade, excesso de estresse ou depressão, por exemplo.

Regulamentação e Surgimento

A autenticidade do exercício da Acupuntura como atividade profissional no Brasil é foco de grandes debates entre os diferentes grupos de profissionais interessados em oferecer atendimento à população através desta técnica.

O perfil de profissional exigido para tal prática varia de país para país, contudo, em partes deles é indispensável a formação em medicina ocidental como principal exigência. No Brasil a acupuntura é considerada uma especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, no entanto, conselhos de outras categorias profissionais de saúde também a reconheceram como especialidade.

Sendo assim, profissionais da saúde com formação em nível superior conquistaram um espaço de atuação na prática da Acupuntura, que tem sido exercida por uma gama variada de profissionais que inclui acupunturistas com formação no exterior, práticos com formação em cursos livres no Brasil, técnicos em acupuntura e especialistas em acupuntura.

Existe um grande número de profissionais acupunturistas no Brasil, mas há também uma forte disputa política e jurídica pelo direito de exercer a prática da acupuntura. Este embate é travado entre médicos, que reivindicam a exclusividade na prática da acupuntura, outros profissionais da área da saúde e técnicos em acupuntura (JACQUES, 2005).

Surgida há cerca de 5 mil anos, a acupuntura só se espalhou pelo ocidente neste século. Na Década de 50: O governo chinês cria centros de pesquisa e integra os conhecimentos de medicina ocidental e oriental. Em 1972: Durante a viagem do presidente Richard Nixon à China, o jornalista James Reston tem de ser operado às pressas, vítima de apendicite, e é anestesiado com acupuntura. A Acupuntura vive grande impulso em nível mundial, quando o então presidente norte americano Richard Nixon e uma grande comitiva norte-americana estiveram na China para realizar uma sólida política de aproximação diplomática e comercial entre os dois países. Em 1988 o tratamento é introduzido no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 1995 o Conselho Federal de Medicina brasileiro reconhece a prática como especialidade médica. Em 1997 o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos recomenda aos sistemas de saúde que subsidiem o tratamento. Em 1998 a Associação Médica Brasileira (AMB) reconhece oficialmente a prática como especialidade.

Apesar de a acupuntura estar largamente difundida no Brasil e contar com a credibilidade de outros profissionais de saúde e cidadãos de diferentes níveis sociais a profissão de acupunturista ainda não foi regulamentada (Atualmente tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei n.1549/2003), sendo, portanto, de livre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com