TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Pesquisa Bibliografica

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ÁLLYDA MANOELY DE SOUTO ARAÚJO

GILMARA PAMELLA DE AQUINO NASCIMENTO

GRAZIELA NOGUEIRA EDUARDO

JENNEFER TAVARES DE OLIVEIRA

JOÃO VITOR LADISLAU SANTANA

JOSEMBERG DE SOUZA BATISTA

JOSIANE LINS DE CALDAS

LINDONÁRIA BEZERRA DE LIMA

VIVIANE TEMOTEO DIAS

YARA KELLY SOUZA LIMA

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

CAJAZEIRAS-PB

2017

ÁLLYDA MANOELY DE SOUTO ARAÚJO

GILMARA PAMELLA DE AQUINO NASCIMENTO

GRAZIELA NOGUEIRA EDUARDO

JENNEFER TAVARES DE OLIVEIRA

JOÃO VITOR LADISLAU SANTANA

JOSEMBERG DE SOUZA BATISTA

JOSIANE LINS DE CALDAS

LINDONÁRIA BEZERRA DE LIMA

VIVIANE TEMOTEO DIAS

YARA KELLY SOUZA LIMA

[pic 2]

CAJAZEIRAS-PB

2017

AQUI SERÁ O SUMÁRIO




  1. Introdução

Com o avanço da tecnologia, dos pensamentos e métodos, a pesquisa bibliográfica mostra-se atual através dos tempos; o fácil acesso faz com que mais pessoas consigam ter contato com pesquisas, e dados obtidos por esta, facilitando a integração mundial acadêmica.

Pesquisar é buscar resposta para algo. As razões que levam à realização de uma pesquisa científica podem ser reunidas em razões intelectuais (desejo de conhecer pela própria vontade de conhecer) e razões práticas (desejo de conhecer visando fazer algo de maneira mais eficaz).

Dessa forma o primórdio para uma pesquisa bibliográfica é fazer uma busca histórica sobre o tema a ser pesquisado, atualizar-se sobre isso e encontrar respostas aos problemas formulados.


  1. Metodologia

A fim de enfatizar a importância da pesquisa bibliográfica, este trabalho enfatizou ensaios teóricos realizado apenas com artigos científicos publicados nas bases de dados Scholar Google, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Public Medline or Publisher Medline (PUBMED). A busca dos artigos utilizou os termos livres: métodos, pesquisa, bibliografia e revisão associados ao operador boleano AND. Bem como livros sobre metodologia científica disponíveis na Biblioteca Júlio Goldfarb, na Faculdade Santa Maria. O material selecionado foi publicado entre os anos de 2002 e 2017, obtidos na íntegra, na língua portuguesa.


  1. A importância da pesquisa bibliográfica

Com o advento da tecnologia no século XXI as fontes de pesquisas tornam-se cada vez mais acessíveis aos acadêmicos, prova disso é o acesso a artigos, revistas e estudos científicos com poucos toques em um objeto que pode caber na palma da sua mão.

A partir dessa facilidade, surgem também meios obscuros onde a facilidade de plágio se torna maior, assim, a responsabilidade dos pesquisadores e daqueles que se propõem a disponibilizar seus materiais em bancos de dados públicos mostra-se cada vez mais necessária.

Para que ocorra a consolidação do conhecimento científico e alcançar a produtividade e efetividade do objeto de estudo faz-se necessário uma sistematização e para isso um dos métodos utilizados é a pesquisa bibliográfica que atravessa os séculos de forma moderna e adaptável às novas tecnologias.

 

  1. Por qual motivo escolher pesquisa bibliográfica?

        Determinando a pesquisa bibliográfica como uma etapa fundamental de todo, e qualquer, trabalho científico, ela influenciará todas as etapas de uma pesquisa, pois a partir do embasamento teórico o trabalho será construído de forma assertiva, ou não. A facilidade em obter documentos garante um levantamento, fichamento e seleção de artigos, jornais, revistas e afins que têm maior afinidade com o tema principal, assim, o pesquisador terá mais facilidade em conhecer o que já foi estudado sobre o assunto que ele deseja desenvolver.

Além disso, a pesquisa atualmente está intimamente ligada à produtividade e credibilidade da instituição de ensino superior (IES) e dos seus profissionais o que leva ao aumento do estímulo das atividades cientificas que representam a produtividade da IES e, aliada aos interesses econômicos, necessitam que a produção científica tenha uma aplicabilidade e tragam efetividade ao que está sendo estudado.

  1. Quais vantagens podem ser obtidas nesse tipo de pesquisa?

Dentre várias vantagens existentes, uma das que mais se destaca é o fato de o leitor–pesquisador não se privar ao conteúdo, podendo assim abranger o conhecimento em vários âmbitos que, de início, não eram esperados.

A partir da escolha de um tema o esse leitor- pesquisador pode, com auxílio da bibliografia existente, trabalhar a história por trás daquele tema, ter acesso as mais novas atualizações mundiais, encontrar respostas para os problemas formulados, onde outros pesquisadores já trabalharam, podendo assim levantar contradições sobre os resultados outrora encontrados e os que hoje foram observados, enfatizando assim, que o tempo não é estático.

Uma questão bem difundida no meio acadêmico é que antes de iniciar uma pesquisa de qualquer área, uma avaliação prévia seja feita a fim de evitar uma repetição desnecessária de temas onde os resultados encontrados serão, basicamente, os mesmos.

A identificação das fontes bibliográficas pode ser iniciada pela consulta de obras que propiciam informações gerais sobre o assunto: enciclopédias, manuais, dicionários especializados etc. Essas obras indicarão outras, que abordam o assunto de maneira mais específica ou mais abrangente.

  1. Necessidade de organização

Quando uma pesquisa começa a ser desenvolvida, um tempo é previsto para que ela tenha seu fim e comece a publicar suas respostas para os problemas antes previstos, então a pesquisa bibliográfica precisa da responsabilidade de seus autores para a organização do tempo e não extrapolar o que havia sido previsto no documento inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (178.3 Kb)   docx (67.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com