TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Percepção do Idoso Sobre a Comunicação no Processo de Envelhecimento

Por:   •  31/3/2020  •  Resenha  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Tomando por base e conteúdo do artigo proposto e analisando o funcionamento da exploração da percepção dos idosos sobre seu processo de comunicação no envelhecimento, nota-se que a principal motivação que levou ao desenvolvimento da metodologia da pesquisa, se encontra na fragilidade das medidas utilizadas para avaliação dos impactos da tecnologia da informação e comunicação dentro do Ciclo Cultural que inclui os idosos.

O objetivo da presente pesquisa foi analisar em primeiro momento um estudo qualitativo, com base na metodologia de pesquisa da ação dos participantes com três etapas dialéticas: intervenção temática, codificação e descodificação e desenvolvimento crítico. O estudo desenvolve a etapa quatro: Ciclo de Cultura incluindo idosos.

A forma na qual os autores utilizam para expor as suas ideias foi na de um artigo científico, cujo foco principal é a tecnologia no modelo de desenvolvimento a partir do diálogo, com posicionamento do desenvolvimento das tecnologias no seu impacto na comunicação dos idosos. Esse artigo contém uma apresentação, que é um resumo informativo, onde fala sobre a importância das palavras-chaves: Fonoaudiologia; Envelhecimento; Comunicação; Promoção da saúde; Tecnologia da informação, os resultados obtidos durante método de pesquisa, a relevância e

originalidade dessa na escassez de artigo nessa área da comunicação tecnológica.

Para caracterizar a área de informação, comunicação e informática em saúde, foram definidos quatro subconjuntos da categoria da Comunicação; Promoção da saúde; Tecnologia da informação, denominadas neste estudo como domínios; informação em saúde e comunicação em saúde. Cada um destes domínios caracteriza-se pelo tipo de fonte de informação, pelas metodologias adotadas. Assim, foi possível aos idosos refletirem e concluírem que existe a necessidade de apropriação dessas tecnologias, com a finalidade de propiciar melhorias em suas relações de comunicação e interação, associadas a um processo ativo de envelhecimento e que as tecnologias são utilizadas pelos públicos envolvidos na produção e operação dos fluxos de informação.

Analisando os processos em que destacaram-se as fragilidades dos participantes em relação aos avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação, é importante ressaltar o impacto e a dificuldade apresentada por este público alvo, que são os idosos num processo interativo, principalmente em relação a família.

Este artigo apresenta um estudo na área de comunicação no envelhecimento e não foi relacionado a qualquer tipo de patologia ou perdas funcionais. Ao se tratar da comunicação, o principal componente referido como dificultoso foi a adaptação frente às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, pois a partir da consolidação do uso destas tecnologias, o processo de comunicação se tornou mais digitalizado, diferindo, em muito, da realidade dos participantes.

A intensa revolução tecnológica, associada ao crescimento demográfico da população idosa tem resultado no processo de exclusão digital destes, que possuem dificuldades em se adaptar ao atual contexto tecnológico. Como estratégia para promoção da saúde do idoso, os princípios da gerontotecnologia podem ser utilizados. Desse modo, o computador, o telefone

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com