TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como os Homens Adquiriram a Habilidade da Fala.

Por:   •  4/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  1.544 Visualizações

Página 1 de 3

Como os homens adquiriram a habilidade da fala.

Analisando o início da humanidade, é difícil imaginar como os seres humanos aprenderam o básico, não havia modelo a ser seguido. Os seres vivos em geral, agem por imitação, de acordo com o que veem. Sempre nos espelhamos em algo para agirmos, mesmo que inconscientemente.

Desde os primórdios o homem sentiu a vontade em se comunicar. Não se sabe ao certo como tudo surgiu, como descobriram a maneira correta de se comunicarem. Existem muitas teorias a respeito da origem da fala, o assunto é complexo. Não dá para imaginar que simplesmente surgiu e pronto. A ideia, é que surgiu repentinamente na transição entre os pré-hominídeos e o homem primitivo.

Segundo estudos o homem pré-histórico não sabia usar a fala. Não se sabe ao certo se ele usava as mãos para gesticular, ou se usavam de sons e grunidos como a maioria dos animais. A linguagem , seja qual for, foi surgindo a partir de necessidades. Quando estavam em grupos precisavam de alguma organização para a divisão de trabalho.

Os homens das cavernas agiam por dedução, encontravam um galho de árvore com ponta, usavam como lança, quando um raio caia e prendia fogo, eles conservavam aquele fogo para não apagar, aquilo era divino, com isso viram que os alimentos assados e cozidos eram mais gostosos. Com essa mudança seu organismo foi modificando, como a dentição, como o alimento ficava mais macio não precisavam usar tanto os dentes.

Como foi o início da fala não sabemos, mas temos algumas respostas sobre por que o homem fala. Através de pesquisas da anatomia do corpo humano se tem algumas conclusões, por exemplo: a fala se forma de acordo com a postura do corpo, aumento e comprimento da laringe, posicionamento da língua, aumento do cérebro. Com o passar do tempo e pela influencia do meio, algumas características físicas mudaram, então chegamos ao Homo sapiens, a nossa espécie.

Mas o que é a fala? Como acontece? A primeira coisa que precisa ser feito é capturar ar, ou seja, inspirar, quando se interrompe a inspiração a glote é fechada. O diafragma passa a comprimir os pulmões que estão cheios de ar. Então o ar é expulso devido ao aumento da pressão nos pulmões. O aparelho fonador é articulado de acordo com o som que se deseja emitir. A fala é permitida devida articulações entre o cérebro, a laringe, as cordas vocais e a língua. Isso deve ter sido um susto e ao mesmo tempo maravilhoso quando descoberto. Primeiro o uso das mãos e depois a fala.

O desenvolvimento do aparelho buco-faríngeio no homem pré-histórico foi de grande importância para o desenvolvimento da raça. Foi através da fala que ele conseguiu conquistar um lugar a parte entre todos os seres vivos. A comunicação

através da fala é essencial para o ser humano, assim como a expressão corporal, a escrita. Mas é através da fala que trocamos informações, expressamos nossos sentimentos, fazemos questionamentos e assim conseguimos nos relacionar socialmente.

Mesmo tendo tantas diferenças entre os seres humanos e os animais, o que nos torna superiores é a capacidade da linguagem, a capacidade da fala. Pela linguagem, abrimos o mundo, a história, as possibilidades, distinguimos entre o bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com