TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de Morfologia Programa de Monitoria

Por:   •  29/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 6

A importância da monitoria na aprendizagem da disciplina de Anatomia Humana Básica para os discentes de Ciências Biológicas.

SILVA, Alexandra Christine de Aguiar (Monitora Bolsista)

SILVA, Anna Ferla Monteiro (Professora Orientadora)

SOUSA, Eliane Marques Duarte (Coordenadora da Monitoria)

Centro de Ciências da Saúde

Departamento de Morfologia

Programa de Monitoria

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste na exposição das experiências teórica-prática vivenciadas no decorrer da Monitoria da Disciplina de Anatomia Humana Básica.

A Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. A palavra é de origem grega, “ana” significa partes e “tome”, cortar, ou seja, cortar em partes (DANGELO; FATTINI, 2007).

Os conhecimentos anatômicos são essenciais para o profissional da área de saúde, o qual irá lidar, por toda a sua vida acadêmica e profissional, com o corpo humano (CALAZANS, 2013).

Por ser uma disciplina básica, o conteúdo programático pode sofrer enfoques circunstanciais em algumas unidades de conhecimento, o qual busca privilegiar a formação específica e técnica dos diferentes cursos. (RAMOS, 2012).

Nesse processo, a monitoria traz benefícios em duplo sentido. Por um lado, facilita o aprendizado em sala de aula, promovendo a cooperação didática entre professores e demais alunos. Por outro lado, os monitores têm a oportunidade de treinar e se aprofundar melhor nos assuntos ministrados. Esse ponto tem singular relevância pelo fato de aprimorar a vocação do aluno para uma possível carreira docente.  Em ambos os casos, o monitor atua como um agente construtor do ensino em curto ou em longo prazo. (MORAIS, 2006; LIMA & PEREIRA, 2009)

OBJETIVOS

O principal objetivo deste trabalho é destacar a importância do exercício da monitoria para a disciplina de Anatomia Humana Básica, ministrada para o curso de Ciências Biológicas do campus I da UFPB, no período de 2014.2 e 2015.1 e entendê-la como disciplina básica, evidenciando de forma que a mesma possa contribuir na formação profissional dos estudantes.

METODOLOGIA

A atividade da monitoria na disciplina de Anatomia Humana Básica vem sendo desenvolvida numa carga horária de 12 horas semanais em horários pré-estabelecidos de acordo com a disponibilidade dos monitores e com a necessidade da turma. Vinculada ao Departamento de Morfologia no Centro de Ciências da Saúde, as aulas foram realizadas no laboratório de anatomia do campus I da UFPB, objetivando o atendimento aos alunos de graduação em Ciências Biológicas.

A disciplina enfatiza a importância dos conhecimentos básicos de Anatomia Humana como um componente básico fundamental para um melhor aproveitamento do decorrer do curso de Biologia, necessitando de esforços conjugados entre professor, monitor e alunos. Abordando conteúdos como: Sistema Esquelético; Sistema Muscular; Sistema Nervoso; Sistema Endócrino; Sistema Circulatório; Sistema Respiratório; Sistema Digestivo; Sistema Urinário e Sistema Reprodutor.

O material utilizado para as aulas práticas foram peças cadavéricas, como ossos de todo o esqueleto humano, órgãos separados e/ou juntos a outros de seu sistema, membros, articulações, entre diversas outras peças anatômicas em seus respectivos planos de secção. Além da utilização de peças sintéticas que existem no acervo do Departamento.

O processo de monitoria foi realizado para atendimento aos alunos, em esclarecimento de dúvidas relacionadas ao conteúdo da disciplina visando auxiliá-los no processo ensino-aprendizagem através de diferentes métodos de retransmissão dos conteúdos, mediante aos recursos disponíveis ao monitor. O método de repetição foi o mais aceito em relação à fixação do conteúdo pelos estudantes. Sendo assim, cada termo anatômico era repetido diversas vezes até que todos conseguissem fixar a maioria deles. Durante a carga horária de monitoria são realizadas as seguintes atividades:

  • Oferta de horários de atendimento aos alunos, auxiliando o professor na tarefa de tornar mais assimiláveis os conteúdos e técnicas de resolução de problemas necessários ao domínio da disciplina;
  • Auxílio ao professor no planejamento e execução de aulas práticas e simulados;
  • Atendimento individual ou em grupo para esclarecer dúvidas nas atividades de sala de aula e de laboratório;
  • Auxílio aos alunos na preparação dos seminários, como a abordagem de tópicos essenciais a serem expostos;
  • Auxílio ao professor no que diz respeito à elaboração, execução e correção das avaliações práticas;
  • Elaboração de exercícios teóricos para fixação do conteúdo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Diante das atividades realizadas durante a monitoria esperava-se uma maior participação da turma, mas poucos alunos estavam presentes as aulas de monitoria. Esse tipo de situação varia de acordo com o perfil da turma.

        Em meio aos altos índices de não comparecimento, investigações informais foram feitas para descobrir as causas dessa evasão. Os alunos de Ciências Biológicas relataram uma grande dificuldade em se interessar pelas disciplinas relacionadas à área de saúde. Para estes, essas disciplinas não têm tamanha importância e não acrescentam conhecimento para aquilo que eles desejam seguir como profissão. Esse fator acaba desmotivando os alunos a comparecer as monitorias e não atribuir importância à disciplina estudada. Logo, a disciplina de Anatomia Humana Básica tem um índice considerável de pessoas que ou vão para a final ou não conseguem atingir a pontuação para ser aprovado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com