TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa de Monitoria de Graduação

Por:   •  18/8/2020  •  Relatório de pesquisa  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

A fim de dar continuidade ao processo de formação dos estudantes bolsistas do Programa de Monitoria de Graduação, no Departamento de Química, durante o período de suspensão das atividades acadêmicas, devido às medidas de enfrentamento à pandemia de COVID-19, estabeleceu-se um plano de atividades remotas para que os monitores do laboratório de informática continuassem a colaborar com o aperfeiçoamento das medidas propostas neste e dessa forma prestar a assistência necessária.

Foi-se criada uma agenda de encontros remotos semanais com o professor João Paulo, também responsável pelo setor juntamente a professora Rita, com o propósito de discutir as ações a serem realizadas por cada estudante neste período.

Tendo em vista que a maioria dos itens proposto no plano de atividades requer a presença dos monitores no laboratório 2001 do anexo A do Departamento de Química para sua implementação e manutenção, decidiu-se suceder a cada item como consta listado a baixo:

1. Gerenciamento dos microcomputadores do Laboratório de Recursos Computacionais do Departamento de Química e 2. Instalação e teste dos programas já adquiridos.

Inviabilizado pela situação de isolamento social, será realizada exame completo do equipamento do laboratório (hardware) e será verificada a necessidade de atualizações dos sistemas (software), assim que retornar-se as atividades presenciais.

3. Pesquisa sobre programas de uso livre e de interesse para as atividades dos alunos e professores do curso e 4. Auxílio aos alunos na utilização dos programas disponíveis no Laboratório de Recursos Computacionais do Curso de Química.

Proposto juntamente ao Professor João Paulo, a seguinte lista de softwares está em análise quanto a funcionalidade, aplicabilidade, facilidade de manipulação, recursos disponíveis, dentre outros fatores:

• Chemsketch

• MarvinSketch

• Avogadro

• Gabedit

• Chimera

• Discovery Studio

Objetiva-se classificar o melhor dentre estes (ou sugestão dos monitores) o mais recomendado para implementação no laboratório e uso dos alunos. Ressalta-se que tal lista é meramente ilustrativa e não representa todos os softwares que serão analisados durante o período de atividades remotas.

5. Auxílio no uso da plataforma Moodle para criação e manutenção de ambientes virtuais para disciplinas do DQ.

Disponibilização, na plataforma Moodle, de vídeo-aulas e instruções para uso da mesma;

Disponibilização das caixas de correios, via moodle e/ou e-mail, dos monitores para encaminhamento de dúvidas relacionadas à criação e manutenção de ambientes virtuais na plataforma Moodle.

6. Manutenção do espaço interdisciplinar do Curso de Química.

O item 6, tal como descrito, representa uma atividade essencialmente presencial, portanto, não se aplica ao escopo de demandas on-line

7. Auxílio na elaboração de materiais didáticos de interesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com