TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FIBROMIALGIA UMA DOR AGUDA

Por:   •  12/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BASICA PONCHO VERDE

COMPONENTE: JULIANE KARINE TRENNEPOHL

DISCIPLINA: PORTUGUÊS

TURMA: 202

PROFESSORA: CARINI DE FÁTIMA RIBEIRO HINNAH

TEMA: Doença crônica

TÍTULO: Fibromialgia

JUSTIFICATIVA: Justifica-se o presente projeto com minha própria experiência de vida, a partir do momento que senti dores em meu corpo e peregrinei por diversos consultórios médicos, laboratórios e clínicas de fisioterapia, a procura de um diagnóstico exato de onde vinham e porquê as minhas dores. Em meio a preconceito e mal interpretações de uma doença invisível, considerada “coisa da imaginação”, trago este trabalho baseado na doença que a sociedade omissa.

OBJETIVOS:

  • Esclarecer perante a sociedade uma dor invisível.
  • Discutir e descrever a correlação da capacidade funcional com a dor.
  • Analisar a interferência da fibromialgia no sono.
  • Relatar a presença da ansiedade e depressão em portadores da fibromialgia.
  • Debater os tipos de tratamento para a fibromialgia, em especial a microfisioterapia.

REFERENCIAL TEÓRICO:

Considerada como uma dor invisível, a fibromialgia ou ainda chamada de síndrome de Joanina Dognini, é uma doença crônica, caracterizada pela sensibilidade da dor que migra por vários pontos do corpo e que acomete preferencialmente mulheres. Está associada com questões psicológicas, como fadiga, distúrbios do sono, ansiedade e depressão. A fibromialgia não tem cura, mas tem tratamento baseado em analgésicos, relaxantes musculares, antidepressivos e atividades físicas. Perante a visão na sociedade a fibromialgia ainda é uma patologia muito desconhecida, principalmente por não ter nenhum exame específico que aponte a doença.

Devidos as dores crônicas e a desconfiança de que a fibromialgia realmente existe, é muito comum a desregulação do sistema nervoso, mudando muito a forma de como os pacientes lidam com estresse e emoções, automaticamente diminuindo sua capacidade funcional. A fibromialgia, assim como outras síndromes dolorosas crônicas, traz consigo prejuízos em várias esferas da vida cotidiana, tanto para o indivíduo, ao afetar a qualidade de vida, como quanto para a sociedade, nas questões trabalhistas e procura frequente aos serviços de saúde (SALVETTI, 2004).

Problemas de sono são queixas muito comuns em portadores de fibromialgia, a dor consequentemente torna o sono mais difícil. Além disso, dormir durante muito tempo parece não diminuir a fadiga (SHAFFER, 1995). A fibromialgia está associada com uma anormalidade que dificulta atingir seu estágio mais profundo do sono, chamado sono delta. Laboratórios de sono obtiveram que quase a metade de todos os indivíduos com fibromialgia apresentam distúrbios na fase delta, caracteriza-se por períodos de ondas alfa intrusas e tendem a acordar sentindo-se tão cansados quanto – ou até mais cansados – quando foram para cama (CHAITOW, 2002).

Fibromialgia e depressão são patologias associadas com uma alta taxa de incidência do estado de ânimo deprimido, assim sendo a consequência das interferências da dor na vida cotidiana. Acredita-se que a ansiedade e estresse, presente em 20% dos pacientes, podem agravar seu quadro psicológico. Desordens de humor são comuns em pessoas com uma síndrome dolorosa não compreendida (SKARE, 1999).

A microfisioterapia é uma terapia manual, ou seja, realizada com toque. Ela foi desenvolvida na França na década de 80 por dois fisioterapeutas osteopatas. Eles embasaram a microfisioterapia na embriologia filogenética e anatomia, a partir disso os fisioterapeutas criaram uma gama de mapas corporais específicos, nesses mapas encontram-se traços de uma disfunção causada por um agente agressor. Os agentes agressores são os traumas físicos, químicos, tóxicos e emocionais, ou seja, são situações vividas que deixaram alterações no nosso organismo. É através de uma micropalpação, que se consegue sentir uma alteração na vitalidade do tecido, é com este toque que se faz a pesquisa nos mapas. Encontram-se essas informações no corpo pois temos uma memória tecidual, ou seja, temos memórias em diferentes células e tecidos em nosso corpo.

Identificando a causa dessa disfunção, direciona-se ao corpo através do toque a presença das marcas, com isto o corpo inicia um processo de autorregulação, ou seja, um processo de autocura. Na fibromialgia, os pontos dolorosos são chamados de tender points que podem ser definidos como locais ondem existem hipóxias, ou seja, diminuição do aporte do oxigênio para determinado lugar especifico. Esses pontos dolorosos podem ser ativos, irradiando uma dor imensa, ou podem ser latentes, quando a dor é suportável.

METODOLOGIA: O presente projeto, será realizado a partir de pesquisa bibliográfica em jornais, revistas, documentos online, bem como em artigos científicos.

CRONOGRAMA:

Descrição das etapas

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Revisão bibliográfica

x

x

Análise dos dados e elaboração da síntese

x

x

Redação e entrega do projeto de pesquisa

x

Continuação da revisão bibliográfica

x

x

x

Pesquisa de campo (se houver)

x

x

x

Relatório das pesquisas de campo x bibliografia

x

x

Entrega do trabalho escrito

x

Produção de trabalho oral

x

x

x

Apresentação pública oral

x

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com