TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A obesidade infantil

Seminário: A obesidade infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Seminário  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 2

Obesidade infantil

Aspectos Psicológicos envolvidos na Causa e suas Consequências.

Considerada uma doença crônica a obesidade é constituída e caracterizada pela grande quantidade de gordura que se acumula nos tecidos adiposos.

Pode acarretar em doenças sérias como hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes. A obesidade traz também os problemas de origem psicológica pois causa depressão, sofrimento, dificuldades de relacionamento e outras.

Fisberg (1995) defendia a idéia de que a obesidade esta ligada a infância, pois é nessa fase da vida que se adquire grande parte das células adiposas.

Alguns autores acreditam que a obesidade aparece por uma combinação de fatores, dentre eles, propensão genética, maus hábitos alimentares e estilo de vida, alem de se tornar cada dia mais “fácil” ingerir alimentos congelados, com altos índices de gorduras e conservantes.

Outro fator relevante é a “cultura” de que a comida é um premio e todos os eventos importantes são comemorados com comida farta.

A sociedade trata a obesidade muito severamente, vivemos em um mundo onde a ditadura da magreza e corpo “perfeito” prevalece, quem não se enquadra é considerado diferente, sendo assim pessoas obesas sentem-se sem atrativos, imperfeitas, excluídas, com isso aumentando o sentimento de baixa auto- estima, dando vazão ao sofrimento e transtornos psicológicos.

Contudo, crianças sofrem muito mais que os adultos, pois ainda não sabem reagir as criticas depreciativa, o papel dos pais é fator decisivo nesse desencadeamento, pois imaginam que tudo que a criança sente e precisa se associa com alimentos, é certo que crianças choram por diversos motivos, não só por fome. Porém pais ansiosos e pouco atentos não percebem isso e empanturram as crianças com comida ao menor sinal de insatisfação.

Por outro lado existem pais que acham bonito e saudável que o filho tenha muito apetite e seja “fofinho”, isso pode parecer normal e até bonito em crianças de três, quatro anos, passando disso já não é mais, só que neste momento a criança já sofre de distúrbios alimentares e dificilmente conseguira escapar da obesidade na adolescência / vida adulta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com