TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obesidade Infantil

Artigo: Obesidade Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 4

A obesidade é considerada como problema de Saúde publica , pessoas que tem excesso de peso desde a infância provavelmente irá ser um obeso na vida adulta , quando uma pessoa esta obesa ela é considerada doente pois com a obesidade vem problemas de saúde como: diabete, problemas cardiovasculares , hipertensão além de problemas psicológicos como: depressão, dificuldade em interagir em grupo até bulling.

A obesidade infantil começa á partir dos 2 e 3 anos a obesidade infantil ela tem como base a estrutura familiar, praticidade ao consumir alimentos, aquisição de produtos industrializados e com conservantes deixando de lado produtos naturais no qual ajuda na saúde da família, tendo também a culpa a mídia no qual incentiva a utilização de certos produtos de consumo.

A obesidade é considerada uma doença mas podemos colocar outras problemas como doença exemplo anorexia , nos estamos acostumados ver na mídia o padrão de corpo perfeito caso uma pessoa saia daquele padrão de “MAGREZA” é considerada gorda deixando de lado a genética da pessoa a mídia simplesmente expõe o que é “certo” sendo assim as pessoas que não seguem esse padrão de “corpão” são rejeitadas pela sociedade .

As pessoas que estão acima do peso não se sentem amados, sem atração, sua autoestima cai trazendo transtornos psicológicos como depressão são considerado pessoas relaxadas, preguiçosas os que mais sofrem são crianças em seguida os adolescentes e por último os adultos.

Quando se há o entendimento dos pais ajudando seus filhos a consumir o alimento correto tudo seria diferente, quando a criança esta com sobrepeso ela é considerada pela família como “forte” fazendo com que aquela criança identifique que quanto mais gordinho se é mais a família irá o ama-lo mas quando essa criança “fofinha” ela acaba sendo prejudicada pois á partir da adolescência que ser “gordinha” não é um padrão correto .

A “forma” de considerar uma criança obesa seria por IMC ( Índice de Massa corporal) pega-se o Peso (-kg)/ altura²(m) sendo assim usado uma tabela no qual a tabela de peso-padrão para cada idade.

Foi realizado uma pesquisa com alguns sujeitos os mesmos foram selecionados pelos critérios do IMC, sendo que:

15 do sexo masculino : 8 classe média alta e 7 baixa)

26 do sexo feminino (23 de classe baixa e 3 classe alta.

Essa pesquisa foi parcialmente centrada na família do sujeito e do professor, foi separado qual parte seria avaliado:

Professor: parte organizacional do sujeito, relacionamento com seus colegas, desempenho escolar ;

Familiar ( mãe): opinião dos hábitos alimentares , patologias atuais e anteriores e característica psicossocial.

O sujeito: foi disponibilizado ao sujeito que mostrasse em forma de boneco de massa qual era a parte que ele não gostaria.

Quando se diz de como ajudar o sujeito com obesidade foi observado que 51% das famílias foram ao nutricionista para que ele possa lhe ajudar mas desse teste apenas 1 chegou até o final e 57% Não deram a devida importância referente a obesidade .

As crianças que fizeram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com