TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Analises Clinicas

Por:   •  15/11/2018  •  Artigo  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 7

REDE FUTURA DE ENSINO

TIAGO MORAIS

HEMATOLOGIA

Anemia Hemolítica

ITAJUBÁ

2018


TIAGO MORAIS

REDE FUTURA DE ENSINO

HEMATOLOGIA

                Anemia Hemolítica

[pic 1]

ITAJUBÁ

2018

Autor1, Tiago Morais

Declaro que sou autor¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daquelas cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO

O presente estudo pretendeu relacionar a importância da hematologia como exame (hemograma) utilizado para identificar a Anemia Hemolítica em pacientes que a portem. Levando em conta que esta é uma doença extremamente agressiva e que pode trazer riscos a saúde do paciente, a realização de exames de rotina que a possam identificar de maneira eficaz são de extrema importância. Salienta-se também, durante o estudo, as causas, a formulação do diagnóstico e o tratamento da Anemia Hemolítica. O paciente que apresentar sintomas característicos a doença, como palidez, fadiga, falta de ar, dificuldade de raciocínio, mau humor, dor de cabeça e outros deve procurar assistência médica com urgência e realizar os exames solicitados, sendo um deles o hemograma completo para contagem dos glóbulos vermelhos presentes no sangue.

PALAVRAS-CHAVE: Hemograma. Anemia. Anemia Hemolítica.

ABSTRACT

The present study aimed to relate the importance of hematology as an exam (hemogram) used to identify hemolytic anemia in patients who carry it. Taking into account that this is an extremely aggressive disease and can pose risks to the patient's health, conducting routine tests that can identify it effectively are of extreme importance. During the study, the causes, formulation of diagnosis and treatment of hemolytic anemia are also highlighted. The patient who presents characteristic symptoms of the disease, such as pallor, fatigue, shortness of breath, difficulty in reasoning, bad mood, headache and others should seek medical assistance urgently and perform the requested tests, one of them being a complete blood count of red blood cells present in the blood.

KEYWORDS: Blood count. Anemia. Hemolytic anemia.

1- INTRODUÇÃO

O organismo humano é reconhecido por sua complexidade, e para que o mesmo funcione de maneira correta, depende de alguns fatores fundamentais. Como bem coloca Novaretti (2009), o sangue ocupa o centro de uma das funções mais importantes encontradas no corpo humano, que é o transporte de substâncias. Possuí um tom avermelhado escuro, é encontrado em estado liquido e sua composição é formada pelos leucócitos, hemácias e as plaquetas.

Ainda segundo o autor, muitas são as patologias que podem ser identificadas utilizando o sangue como amostra de investigação, tais exames são chamados de hemogramas. O hemograma é capaz de identificar o estado de funcionamento dos principais sistemas do corpo humano, e para que o exame de hemograma seja feito da maneira correta é preciso que haja amostras de três tipos: série vermelha, branca e de plaquetas.

A anemia é uma das doenças que estão diretamente relacionas com o sangue no organismo humano. É uma patologia comum e considerada como um problema de saúde pública, visto que, atinge pessoas do mundo todo. Este artigo irá tratar da anemia hemolítica, que consiste na destruição dos glóbulos vermelhos antes do tempo correto e de forma descontrolada. Resultando assim, na falta desse componente no organismo do paciente, devido ao fato de que o corpo não encontra tempo para repor todos os glóbulos vermelhos que foram destruídos (LAMBERT, 2009).

 Uma das formas mais comuns de diagnóstico da Anemia Hemolítica consiste na realização do hemograma para que seja feita a contagem das plaquetas presentes no sangue. Logo, o exame de hemograma demonstra a sua importância para identificação de patologias como a anemia hemolítica (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2013).

2 - METODOLOGIA

A presente pesquisa é de natureza descritiva e qualitativa, e consiste em uma revisão literária. Os critérios de exclusão utilizados compreendiam artigos não reconhecidos academicamente, escritos em outros idiomas que não português e inglês, e que tivessem sido publicados a um período superior ao de 20 anos. Já os locais de busca utilizados para a elaboração do presente trabalho foram: plataformas como Scientific Electronic Library Oline (SCIELO), Literatura Latino-americana em Ciências da Saúde (LILACS) e Public Medine or Publisher Medine (PUBMED), nos idiomas português e inglês. Os descritores utilizados durante as pesquisas foram: hematologia, hemograma, anemia, anemia hemolítica, diagnóstico da anemia hemolítica, dentre outros.

3 - DESENVILVIMENTO

Grande parte das alterações sofridas pelo corpo humano, sendo elas de natureza negativa ou positiva, podem ser analisadas através da avaliação de uma amostra de sangue. Sendo assim, o exame de hemograma tem grande importância na identificação de anomalias e funcionamentos insuficientes e também no processo posterior ao diagnóstico. Isso é durante o tratamento das patologias o hemograma é utilizado para verificar a resposta do organismo aos tratamentos que o mesmo está sendo submetido. De modo que é possível identificar se o paciente vem apresentando melhora, se está estagnado ou se está piorando seu estado clínico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (168.6 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com