TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Anemias Hematologia

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

Anemias

Anemia por deficiência: Um dos tipos de anemia mais comuns é por deficiência, provocada porque na alimentação faltam elementos que vão formar parte dos glóbulos vermelhos, como podem ser o ferro, a vitamina B12 ou certas proteínas.  Ainda assim, ressalta-se que esta anemia nem sempre está causada por uma má ou deficiente alimentação. Em certas ocasiões, ocorre porque o organismo, embora ingira os alimentos adequados, tem problemas de metabolismo e não é capaz de os assimilar. Outras vezes, acontece pela eliminação de substâncias, nas dietas, que são fundamentais, como fazem algumas pessoas com a obsessão excessiva de emagrecer e suprimem drasticamente elementos necessários.

Anemia falciforme: Doença congênita caracterizada por eritrócitos em forma de foice e anemia hemolítica crônica.  A doença falcêmica afeta quase que exclusivamente a raça negra. Cerca de 10% dos negros americanos apresentam um gene para a doença (apresentam o traço falciforme); eles não desenvolvem a doença. Aproximadamente 0,3% deles apresenta dois genes e desenvolve a doença. Os eritrócitos contêm uma forma anormal de hemoglobina (a proteína que transporta o oxigênio) que reduz a quantidade de oxigênio nas células, fazendo com que elas assumam um formato de foice.  As células falciformes bloqueiam e lesam os vasos sangüíneos menores do baço, dos rins, do cérebro, dos ossos e de outros órgãos, reduzindo seu suprimento de oxigênio. Como essas células deformadas são frágeis, elas rompem à medida em que circulam através dos vasos sangüíneos, produzindo anemia grave, bloqueio do fluxo sangüíneo, lesão visceral e, possivelmente, a morte.

Anemia aplástica: Causada por uma deficiência na medula óssea (produção dos glóbulos vermelhos).  Uma lesão na medula produz uma diminuição, paralisação da atividade e produção de eritrócitos. Em muitas ocasiões, este tipo de anemia produz-se pela inalação prolongada de vapores industriais de benzina, tolueno ou arsênico, entre outros.  Também podem ser produzidas como efeito secundário de alguns medicamentos.

Anemia ferropriva: A anemia de tipo ferropriva implica uma diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue provocada pela escassez de ferro.  Falha na absorção de ferro ou processos hemorrágicos pelo esgotamento das reservas de ferro ou, inclusive, gravidez frequente.  RARA: carência alimentar.  Costuma ocorrer na infância ou, apesar de não ser normal, quando se leva ao extremo uma dieta e coincide com um hemorragia como uma menstruação abundante.

Anemia perniciosa: Não é a mais frequente dos tipos.  carência de vitamina B12 (por não ingesta ou não absorção). Ressalta-se que esta anemia não se caracteriza pela diminuição da hemoglobina do sangue, mas sim pelo contrário: desaparece uma boa quantidade de glóbulos vermelhos, mas os que permanecem aumentam de tamanho e cor.  megaloblastos.

Anemia hemolítica autoimune: Este tipo ocorre no recém nato. Caraterizada por uma destruição massiva de glóbulos vermelhos, devido à incompatibilidade sanguínea materno-fetal, onde as defesas de mãe acabam destruindo os glóbulos vermelhos da criança. Reconhecer a incompatibilidades antes do parto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com