TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões de Fisiologia

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

FISIOLOGIA I

NOME: GABRIELA MARIANE DE PAIVA

CURSO: MEDICINA

1- Por que se apenas o trato corticoespinal for interrompido a maioria dos sinais da síndrome do neurônio motor superior está ausente? (Berne&Levy , pag 172)

Porque o trato corticoespinal é essencial para o controle fino independente dos movimentos dos dedos, de forma que lesões isoladas do trato levam, tipicamente, à perda permanente dessa capacidade, mesmo que ocorra recuperação dos outros movimentos. Na síndrome do neurônio motor superior os sinais que estão presentes são franqueza dos músculos distais, especialmente dos dedos das mãos, e o sinal de Babinski.

2- Como ocorre a correção do movimento no cerebelo? (Guyton, pag 719)

Se um movimento não ocorre exatamente como o planejado, o circuito cerebelar aprende a fazer o movimento mais forte ou mais fraco na próxima vez. Para fazer isto, ocorrem alterações da excitabilidade de neurônios cerebelar apropriados, trazendo assim contrações musculares subseqüentes até melhor correspondência com os movimentos pretendidos.

3-Como o cerebelo pode ser tão importante na coordenação motora, sendo que não tem capacidade direta de causar contração muscular? (Guyton, pag 719)

Ele auxilia na sequência das atividades motoras, também é sei papel monitorar e fazer ajustes corretivos nas atividades motoras corporais, enquanto estão sendo executadas, de modo que elas fiquem de acordo com programas motores elaborados pelo córtex motor cerebral e outras partes do sistema nervoso central.

4- Explique porque o trato espinotalâmico lateral é interrompido em casos de pacientes em estágio de câncer terminal? (Ângelo Machado, pag 188)

Em casos de dor resistente ao medicamento e, desta forma, para aliviar a dor principalmente de pacientes de tumores malignos em estágio avançado, realiza-se a cordotomia. O processo consiste na secção cirúrgica do trato espinotalâmico lateral, acima e do lado oposto a processo doloroso, já que suas fibras são cruzadas. Nesse caso haverá perda da dor e temperatura do lado oposto a partir de um dermátomo abaixo do nível da secção.

5-Como ocorre o controle da locomoção pelo tronco cerebral? (Berne&Levy , pag 173)

Presume-se que a região locomotora do mesencéfalo organize os comandos para dar inicio à locomoção. A atividade voluntária que se origina do córtex motor pode estimular a locomoção pela ação das fibras corticobulbares que se projetam para a região locomotora do mesencéfalo. Os comandos são transferidos pela formação reticular, dirigindo-se para a medula por meio dos tratos reticuloespinhais.

6-Por que na representação somatotópica das áreas motoras do córtex, normalmente representado pelo homúnculo motor, possui representações distorcidas das partes do corpo? (Berne&Levy , pag 175).

As distorções das diversas partes do homúnculo indicam, aproximadamente, quanto do córtex é dedicado ao seu controle motor. Dessa forma, representações maiores de determinadas partes do corpo indicam o grau de especificidade e delicadeza do movimento, sendo necessário, portanto, maiores área do córtex para a realização do movimento. Além disso, sabe-se que ocorrem variações plásticas de maior duração, por exemplo, o uso (ou falta de uso) de uma parte corporal pode afetar o tamanho de sua representação.

7-Como as fibras trepadeiras atuam no processo de aprendizagem motora?

As fibras trepadeiras do cerebelo geram potenciais de ação complexos em frequências tão baixas, que elas não alteram substancialmente as frequências médias de disparos das células de Purkinje e, portanto, não estão envolvidas no controle motor. No entanto, imagina-se que sua função seja a de alterar a capacidade de respostas das células de Purkinje, por meio de potenciais de ação complexos que produzem depressão prolongada, chamadas LTD (depressão a longo prazo ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com