TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avulsão do Ligamento Colateral do Joelho

Por:   •  8/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

Caso Clínico 35.4 – HORDÉOLO

 

  1. A pálpebra possui duas lamelas, a anterior onde temos a pele e músculo orbicular, e a posterior onde temos o tarso e conjuntiva. Essas duas lamelas são separadas no bordo pela linha cinzenta, e na pálpebra superior pela aponevrose do músculo levantador da pálpebra superior. As pálpebras possuem uma pele muito fina, assim permitindo rápidos movimentos. Os Cílios estão nas margens das pálpebras e possuem uma direção oblíqua, voltando-se para diante quando se aproximam da superfície. Encontram-se dispostos em três ou quatro fileiras, imediatamente na frente da linha cinzenta. Têm glândulas sebáceas anexas, denominadas glândulas de Zeis. Entre os folículos dos cílios situam-se as glândulas sudoríparas de MolI. A infecção de qualquer dessas glândulas produz um terçol. Dessa forma, a estrutura comprometida nesse caso foram as glândulas sebáceas, presentes nas pálpebras.

  1. O aparelho lacrimal humano é responsável por produzir, distribuir e armazenar o líquido lacrimal. Ele é constituído por:  
  1. Glândula Lacrimal: é a responsável por secretar o líquido lacrimal que irá umidificar e lubrificar as superfícies da conjuntiva e córnea. Além disso, é interessante salientar que quando o produzimos em excesso, o líquido forma lágrimas.
  2. Dúctulos excretores da glândula lacrimal: conduzem o líquido para o saco da conjuntiva (espaço entre o bulbo do olho e a pálpebra).
  3. Canalículos lacrimais: Drenam o líquido lacrimal do lago lacrimal para o saco lacrimal.
  4. Ducto lacrimonasal: conduz o líquido lacrimal do saco lacrimal para o meato nasal.
  1. O Bulbo do olho é composto por 3 conjuntos de camadas, chamadas de túnicas. São elas:
  1. Túnica fibrosa (camada externa), formada pela esclera e córnea. Ela garante a forma e fornece resistência, permitindo a passagem de luz.
  2. Túnica vascular (camada intermediária), formada pela corioide, corpo ciliar e íris. A corioide em conjunto com a lente, o humor aquoso, e o corpo vítreo  funciona na alteração da visão para perto ou para longe.
  3. Túnica interna (camada interna), formada pela retina, uma camada fina de células fotorreceptoras que recebem a luz.
  1. A Córnea e o Cristalino. Eles atuam formando um sistema de lentes convergentes que focalizam a luz exatamente sobre a retina onde estão os fotorreceptores (cones e bastonetes). Duas das principais afecções patológicas relacionadas à acomodação visual são a Miopia e a Hipermetropia.
  1. Em primeiro ponto, é importante frisar que o humor aquoso é um líquido incolor, constituído por água e sais dissolvidos, onde sua função é nutrir a córnea e o cristalino, além de regular a pressão interna do olho. Ele é produzido na câmera posterior pelos processos ciliares do corpo ciliar. Depois de atravessar a pupila e chegar à câmera anterior, o humor aquoso drena através de uma rede trabecular para o seio venoso da esclera. Após esse procedimento o humor é retirado pelo plexo do limbo que drenam para tributárias das veias vorticosas e ciliares anteriores. O Glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro.
  1. Músculos Extrínsecos: Levantador da pálpebra superior, quatro retos (superior, inferior, medial e lateral) e dois oblíquos (superior e inferior).

Músculos Intrínsecos: Esfíncter pupilar, dilatador pupilar e ciliar.

  1.  Músculos Extrínsecos:
  1. Levantador da pálpebra superior: inervado pelo nervo oculomotor.
  2. Oblíquo superior: inervado pelo nervo troclear.
  3. Oblíquo inferior, reto superior, reto medial e reto inferior: inervados pelo nervo oculomotor.
  4.  Reto lateral: inervado pelo nervo abducente.

          Músculos Intrínsecos:

  1. Esfíncter pupilar e Ciliar: inervados pelo nervo oculomotor.
  2. Dilatador pupilar: inervado pelo sistema nervoso simpático.

Caso Clínico 36.2 – Otite média aguda

  1. O pavilhão auricular é constituído de cartilagem elástica recoberta por pele, e é suportada por ligamentos, bem como pelos músculos extrínsecos e intrínsecos da orelha externa. Ele também possui várias depressões e elevações, sendo a concha a depressão mais profunda. Os seus principais nervos para a pele da orelha são o auricular magno e o auriculotemporal, e sua principal função é conduzir as ondas sonoras para o meato acústico externo.

  1. O meato acústico externo é um canal que se estende do pavilhão auricular até a membrana timpânica. Seu terço lateral é cartilaginoso e possui as glândulas ceruminosas, que produzem a cera do ouvido, enquanto os seus dois terços mediais são constituídos de osso e são consideravelmente menores. Ele também possui glândulas ceruminosas e sebáceas no tecido subcutâneo da parte cartilagínea do meato que produzem a cera do ouvido.
  1. O conteúdo da orelha média é composto pelos ossículos da audição, pelos músculos estapédio e tensor do tímpano, pelo nervo corda do tímpano e pelo plexo timpânico de nervos. Enquanto isso, possui seis paredes: a parede tegmental, parede jugular, parede membranácea, parede labiríntica, parede mastoidea e parede carótica.
  1. Isso deve-se à própria anatomia da criança. A orelha média comunica-se com o nariz, através de um pequeno ducto que se chamado tuba auditiva. Nas crianças esta apresenta uma posição mais horizontal, o que favorece as infecções.
  1. O ouvido interno contém o órgão da audição e balanço, o órgão vestíbulo coclear. Ele possui dois labirintos, um labirinto ósseo que forma cavidades ósseas ocas no interior do osso temporal e um labirinto membranoso que é o sistema interno de ductos e sacos preenchidos por líquido. O vestíbulo, três canais semicirculares e a cóclea compõem o labirinto ósseo preenchido por perilinfa. O labirinto membranoso encontra-se no interior do labirinto ósseo e é formado pelo ducto coclear, os ductos semicirculares e dois sacos, o utrículo e o sáculo. O labirinto membranoso é preenchido por endolinfa. O vestíbulo contém o utrículo e o sáculo, além dos canais semicirculares, todos responsáveis pelo nosso sentido de equilíbrio e posicionamento. A cóclea abriga o ducto coclear, que contém o órgão de Corti; o órgão receptor para a audição.
  1. A cóclea, o vestíbulo do labirinto ósseo e os canais semicirculares.
  1. som percorre duas vezes a cóclea, primeiro pelo canal vestibular e, em seguida, pelo canal timpânico. Dentro da cóclea estão as células com cílios, encarregadas de captar as vibrações no líquido e enviá-las ao cérebro. A tuba auditiva (antiga trompa de Eustáquio) liga a cavidade atrás do tímpano à garganta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (217.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com