TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO CLINICO

Trabalho Escolar: CASO CLINICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  1.073 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA-UNISUL

CURSO DE FARMACIA

DISCIPLINA: PRÁTICAS FARMACÊUTICAS V: SISTEMA GASTRINTESTINAL

Prof. Dr. Marcos de Oliveira Machado

ALUNO:__________________________________________DATA:...../......./.........

CASO CLÍNICO

V.S., 39 anos, masculino, procedente de Florianópolis, chega ao HU queixando-se

de “amarelão” e epigastralgia. Há um mês iniciou com dor abdominal, vômitos,

náuseas e calafrios; associada a escleróticas amareladas e emagrecimento de 15

quilos no período. Refere acolia fecal, febre no início do quadro e prurido há três

semanas. Nega transfusão, acidente percutâneo, drogadição, contato com

hepatite. O paciente fazia uso de cimetidina. Ao exame físico apresentou-se

hipocorado (+/4), ictérico (+++/4), com dor à palpação de hipocôndrio direito.

Foram solicitados exames complementares:

Valores encontrados Valores de refferência

Bilirrubina total 12,16mg/dl Até 1,2mg/dl

Bilirrubina direta 9,31mg/dl Até 0,4mg/dl

Bilirrubina indireta 2,85mg/dl Até 0,8mg/dl

TAP 26,1% 75-100%

AST 141U/l 15-37U/l

ALT 313U/l 30-65U/l

γ-GT 378U/l H:15-85U/l;M:5-55U/l

Fosfatase alcalina 833U/l 30-85U/l

Amilase 360 mg/dl 15-39 mg/dl

Exame parcial de urina detectou presença de bilirrubina (aumentando com o passar dos

dias) e urobilinogênio (que no início do quadro era negativa).

Os exames para hepatite foram todos negativos.Uma ultrossonografia do abdome mostrou

dilatação do colédoco e das vias biliares intrahepáticas e vesícula biliar muito distendida.

Questões:

01.Explique os resultados dos exames laboratoriais de relevância nesse caso.

As transaminases ou aminotransferases são enzimas presentes dentro das células do nosso organismo, sendo responsáveis pela metabolização de algumas proteínas. As duas principais aminotransferases são a TGO (transaminase glutâmica oxalacética) e TGP (transaminase glutâmica pirúvica).

Estas enzimas estão presentes em várias células do nosso corpo e apresentam-se em grande quantidade no hepatócitos (células do fígado). O fígado é uma espécie de estação de tratamento, sendo o órgão responsável pela metabolização de todas as substâncias presentes no sangue.

Quando uma célula que contenha TGP ou TGP sofre uma lesão, essas enzimas “vazam” para o sangue, aumentando a sua concentração sanguínea. Doenças do fígado, que causam lesão dos hepatócitos, cursam com níveis sanguíneos elevados de TGO e TGP.

Como as duas enzimas estão presentes em quantidades semelhantes nas células do fígado, as doenças deste órgão cursam com elevação tanto da TGO quanto da TGP.

Vimos que valores até três vezes maiores que o limite são inespecíficos e podem significar lesão de outros órgãos que não o fígado.

Lesões restritas às vias biliares também podem cursar com pequenos aumentos das transaminases, normalmente associada a grandes elevações da GGT e fosfatase alcalina.

Enquanto as transaminases são usadas para se avaliar lesões das células do fígado, a fosfatase alcalina e a Gama GT são enzimas que se elevam quando há lesão das vias biliares.

O fígado produz a bile, que é drenada pelas vias biliares. A árvore biliar nasce dentro do fígado e sua ramificações terminam se juntando, formando um ducto biliar comum, já fora do fígado, chamado de colédoco.

A GGT e a fosfatase alcalina são enzimas presentes nas células das vias biliares, e analogamente ao TGO e TGP, a lesão dessas células causa a elevação de suas enzimas no sangue.

Porém, a GGT e a FA não são tão específicas para as vias biliares quanto a TGO e, principalmente, a TGP são para o fígado. A fosfatase alcalina pode ser encontrada em grande quantidade em vários outros órgãos, principalmente nos ossos, placenta e intestinos. A Gama GT também encontra-se no coração, no pâncreas e no próprio fígado.

O que sugere lesões das vias biliares é a elevação concomitante de ambas enzimas.

Já a Amilase é uma substância que pode quebrar açúcares. É utilizada para digerir o alimento e é feita no pâncreas e nas glândulas salivares. Clinicamente, sua análise é um indicador útil no diagnóstico da pancreatite e de paratiroidites, por exemplo. A amilase alta pode indicar: Pancreatite aguda e crônica, Obstrução do ducto biliar ou pancreático, hepatite, mas enfim, mesmo que a amilase seja largamente utilizada como marcadore de inflamação pancreática, a sua elevação nem sempre diz a presença de doença pancreática, pode também estar elevada em algumas situação que mimetize a pancreatite aguda, nomeadamente outras doenças intra-abdomiais como doenças do trato biliar, processos de oclusão ou isquemia intestinal, apendicite aguda, entre outras. Como focamos bem nos sintomas do paciente, e o exame de Hepatite deu negativo, ainda assim pensamos na possibilidade do mesmo ter tido algum tipo de obstrução, relacionado a lesão de alguma via biliar ou algo do tipo.

02.Explique detalhadamente a razão dos níveis elevados das bilirrubinas.

Nas análises de sangue conseguimos dosar os dois tipos de bilirrubina. De acordo com o tipo que se apresenta aumentado, podemos ter ideia da sua causa: Se, por exemplo, temos alguma doença que aumente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com